Overhop reabre em Botafogo, agora como brewpub, fazendo cerveja nos fundos da casa

Hazy IPA on tap:  brewpub abre a partir das 17h, servindo chopes da casa, petiscos e burgers  – Foto de Bruno Agostini®

 

A cervejaria Overhop fechou as portas de seu bar durante a pandemia. E reabriu melhorada, agora com uma bonita cervejaria envidraçada nos fundos, de onde saem os líquidos lupulados para as torneiras. A cervejaria, que até então era cigana, hoje tem uma fábrica para chamar de sua, um legítimo brewpub, assim como a Marmota, na Lapa, que já foi tema de post neste site (para ler, clique aqui).

A palavra foi incorporada ao nome, e o bar agora se chama Overhop Brewpub. Muita gente pensa que brewpub é um bar de cerveja, mas é mais que isso. É um bar de cerveja, que vende parte ou toda a produção feita no próprio local. Ou seja, é uma fábrica com balcão aberto ao público, onde a gente prova as cervejas frescas. Na família das IPAs, e mesmo as lagers mais frescas, e na verdade que todo o resto, isso faz a maior diferença. Mas, para as India Pale Ales e outros estilos marcados pela lupulagem, é algo fundamental.

Como é bom sentar no bar da Overhop e beber uma Hazy. Ou uma Misty Morning, uma potente mas elegante New England Double IPA.

Sou fã das IPAs da casa, e sempre que passo por aquela área de Botafogo, o que faço com frequência semanal, tento passar ali na 19 de Fevereiro, onde estão outros dois lugares que adoro: o vizinho Hocus Pocus DNA e a Cave Nacional.

Verdade é que curta o estilo da Overhop, e aprecio toda a sua linha, incluindo a incrível Gravioh-Là-Là, uma Catharia Sour tão perfumada e cítrica, tão boa para acompanhar uns pescados…One Love, uma Double IPA exuberante no aroma, é outra queridinha.

Para a cozinha foi convocado o chef Raphael Fiori, que montou um cardápio certeiro para se combinar com cervejas, começando por petiscos fritos, como arancini de bacon e mozzarella e dadinho de tapioca, chamado Tuff Gong, em versão “Mais reggae, mais Marley”, como eles mesmo definem (o nome vem da gravadora jamaicana criada em 1970 pelo cantor rastafári). Trata-se de uma massa feita com peperoni, coberta com geleia de tomate picante, com pesto de manjericão e castanha-de-caju, que sugerem ser servida com a  Startup, uma lager da casa.

No menu enxuto e certeiro há sanduíches também, além e petiscos, com desataque para os dois burgers e o Galaxy, em alusão ao cultuado lúpulo, de brisket na ciabatta, que usa maionese da flor aromática fundamental na produção de cerveja, com mussarela, agrião – que exalta ainda mais o amargor saboroso, e mostarda.

Também fiquei pensando aqui em como deve ser bom comer as Buffalo Hot Wings, asinhas de frango crocantes e picantes, com uma Hazy IPA. Farei isso logo, logo.

SERVIÇO
Overhop Brewpub: Rua 19 de Fevereiro 190, Botafogo. Tel.: 21-97978-5730. Instagram: @overhopbrewing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *