Para festejar seus 18 anos Pobre Juan traz ao Brasil o açougueiro celebridade Dario Cecchini

O famoso “macellaio” de Panzano in CHianti: eventos nos dias 18, 19 e 20 deste mês, no Rio e em São Paulo – Foto de divulgação
Este mês o Pobre Juan está chegando à maioridade. Para comemorar a data, traz ao Brasil a maior autoridade na especialidade da casa: a carne.
Dario Cecchini é um açougueiro de uma família tradicional no ramo, na Toscana, na cidadezinha de Panzano in Chianti (sim, do vinho).
O quadro, com o mapa do boi e os menus de suas casas, indicando de onde vem cada corte – Foto de Bruno Agostini®
Eu já estive com ele uma vez, há alguns anos, quando ele veio ao Brasil a convite do Pobre Juan (tenho em minha cozinha o jogo americano autografado por ele). O cara é uma figuraça, verdadeiro personagem, adorado pelos carnívoros, odiado pelos veganos xiitas (seu açougue já foi incendiado e apedrejado por essa turma intolerante). Tem várias casas em sua cidade, onde recebe visitantes de todo o mundo, para uma série de atividades, que vão desde aulas e workshops a eventos. É muito mais do que um açougue, ou de um bar ou restaurante. O lema deles é “Açougue com Cozinha”.
O seu restaurante de referência é a Officina della Bistecca, onde serve um menu degustação, a 50 euros (vinho incluído).
Começa com carne cruda, depois tem carpaccio selado e um corte, chamado Etrusco, que é tipo um prime rib, ou algo assim. Para encerrar, duas rodadas da Bistecca que batiza a casa: a panzanese e a fiorentina, que são próximas uma da outra, mas não a mesma coisa. Acompanha salada de feijão branco e batata assada, além de pães, a manteiga local que é famosa, assim como o azeite e um copinho, com vegetais cortados, como eram os couverts de antigamente.
Para comemorar seus 18 anos, o Pobre Juan traz novamente Dario Cecchini al Brasil, para três eventos, dias 18, 19 e 20 deste mês.

– Nós vamos reproduzir o cardápio que o Dario executa na Officina. Eu dei um toque especial, com alguns elementos, para mostrar que a gente tem essa conexão com o fogo. Usei uma emulsão defumada. No carpaccio, por exemplo, farei uma emulsão de vitelo tonnato. E, para a sobremesa, teremos um sorvete de carvão – conta a chef-executiva do PJ, Priscila Deus.

Está assim o menu:
– In Tavola (Na Mesa): Pane Toscano (pão tipicamente toscano); Profumo del Chianti (Sal especial da Antica Macelleria Cecchini); Pinzimonio dell’orto (Vegetatis para mergulhar no azeite); Porchetta (Barriga de porco recheada)
– Accoglienza (Boas-Vindas): Chianti crudo (Steak tartare, lâmina de guanciale, pão de carvão e maionese defumada); Carpaccio di Culo Tonato (Carne selada, servida fatiada com emulsão de atum confitado e mini alcaparras).
– Menu Officina: Etrusco (Tomahawk – lombo bovino com osso); Costata alla Fiorentina (Bifes Ancho e de Chorizo com osso); Bistecca alla Fiorentina (Corte mundialmente famoso da Antica Macelleria Cecchini, tirado do blife de Chorizo, filé mignon e alcatra); com a salada de feijão branco, as batatas e a manteiga
– Per finire: Torta All’olio Servida com pinolis, raspas de laranja, praliné de amêndoas, calda de laranja kinkan e sorvete de carvão.

Esse evento acontece dia 18 em São Paulo, no Shopping Cidade Jardim, e 19 no Rio, no Village Mall. Custa R$ 520 por pessoa (ingressos neste link).
-Il Giro di Dario se encerra no dia 20 de agosto, com um festival ao ar livre. Vão transformar o grande estacionamento anexo ao restaurante numa espécie de feira de rua, inspirada em Panzano, com sete stands com comidas e bebidas, escolhidas com a curadoria da chef Priscila Deus.
Pra quem gosta de carne, são eventos imperdíveis. #vai por mim.
Mais informações no site www.pobrejuan.com.br
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *