Na semana passada estive nos Gajos d’Ouro, para apresentar os vinhos da Herdade das Servas, importados pela Bermar, nova importadora no Brasil, especializada em vinhos portugueses, que tem nesta vinícola alentejana a maior joia de seu portfólio, com cerca de 90 rótulos.
Eu já havia provado os vinhos de entrada deles, Monte das Servas e Herdade das Servas Colheita Seleccionada, ambos marcados pela presença da Alicante Bouschet, a nobreza do Alentejo.
Mas esse Alfrocheiro 2016… produzido apenas nos melhores anos, foram feitas apenas duas safras nos últimos 12 anos (também em 2010).
– Isto é uma joia. Comprei as últimas 600 garrafas e trouxe para o Brasil – diz sem esconder o orgulho o português João Martins, sócio da Bermar.
É um vinho cheio de vivacidade e frescor, porém com as uvas maduras típicas do inclemente sol alentejano, o que lhe rende 14,5% de álcool, impressionantemente discretos. O vinho é lindo na cor, um rubi de cereja brilhante e límpido, que traz aromas também dessa fruta, além de notas de outros frutos vermelhos e negros, como amora e cassis, fora a ameixa, e o tons ligeiramente terrosos que remetem a alcaçuz, além de muitas outras especiarias, como cravo e canela. Essas especiarias, assim como os defumados, são resultado do excelente trabalho dos tanoeiros responsáveis pela barricas e os enólogos que as sabem utilizar.
Na boca o álcool não se nota, mas sim a acidez pronunciada que lhe empresta elegância e frescor. É sedoso é ao mesmo tempo encorpado, com taninos firmas, mas redondinhos, e o resultado é um vinho que combina potência com elegância.
Só vim a provar esse vinho, que merece ser decantado, como vinha dizendo, na semana passada. E, ontem, o fiz de novo, desta vez na Churrascaria Palace, esse lugar que é meu xodó.
À mesa, o vinho reluz. Brilha na escolta de um simples bolinho de bacalhau (simples é modo de dizer), como ocorreu nos Gajos d’Ouro, por sua delicadeza, mas também com carnes fortes, como a paleta de cordeiro, conforme aconteceu na Palace.
Mas apreciá-lo sozinho também já é imenso prazer, um deleite.