O CALDO, O POLVO E OS HERZOG
Ontem, enfim, consegui honrar o convite do novo amigo André Herzog, que conheci numa das aprazíveis visitas que fiz à padaria Fabro, do grande Gabriel da Muda.
Ele se apresentou como André, do InHouse Bistrô e Café, no Rio Design Barra.
– Herzog? – perguntei certo da resposta positiva. – Conheço seu pai, fiz resenhas de seus livros sobre bistrôs, em Paris e Buenos Aires. Muito bons os guias – completei.
– Meu pai foi a Portugal fazer um guia e acabou ficando, por conta da pandemia – disse ele, que é a cara do pai, Alex Herzog, fotógrafo e cronista dos bons.
E assim engatamos no papo.
Foi em setembro, mas só ontem organizamos o encontro prometido.
Comi o menu executivo. Para iniciar, um original, crocante, sequinho e saboroso bolinho de arroz com bacalhau, servido em dupla.
Não tive muitas dúvidas quando li no cardápio: “arroz de polvo com minilulas”.
Logo chega ele. Harmonizou lindamente com o excelente Morgado da Vila, da Quinta da Lixa, delicioso e suculento corte de Alvarinho, Trajadura e Arinto.
Pausa para as fotos de sempre.
Ponto para o caldo, que cozinha os grãos no ponto certo, sem que se desmanchem, lustrando o sabor do prato. Ele vai reluzindo a cada garfada. O vinho limpa as papilas, o azeite rega tudo, a pimenta dá ainda mais brilho ao conjunto.
“Você precisa provar nosso polvo, é o prato mais famoso da casa. Até virou outdoor corporativo do shopping, olha”, disse ele, apontando para o outro lado da área de alimentação, onde há tapumes de uma loja em obras.
Fui conferir a imagem. Esqueci de fazer a foto da foto… deixa pra próxima. Farei do original. E vou comer depois. Bem melhor, né?
* Este post foi escrito para o Instagram deste site: @menu_agostini