Foi uma das melhores massas de toda a vida.
Tão marcante quanto o agnolotti dal plin no Da Guido e o fusilli com polvo e tutano do Marea, por exemplo.
Falo do tortelli di gamberi, da excelente e inesquecível Pasta Shihoma, em São Paulo, um restaurante especializado em massas que entrou para minha história.
Uma receita simples, assim descrita no curto e certeiro menu desta casa na Vila Madalena: “Pasta all’uovo recheada com camarão rosa, servida com manteiga e ciboulette”. Algo estarrecedor de tão bom, simples e direto.
A massa de notável delicadeza envolve o recheio crustáceo, com pedaços de camarão, que são besuntados em uma espécie de bisque, realçando o sabor, assim como faz a manteiga e a cebolinha francesas, que traz frescor e verdor ao prato. Sublime define.
Com ambiente simples, serviço nota 10 em simpatia e eficiência, uma carta de vinhos cheia de bossa, eu diria que esta Pasta Shihoma é lugar obrigatório numa visita a São Paulo. O responsável por isso é To chef Márcio Shihomatsu, que cria semanalmente um menu exclusivo de massa fresca, que extrapola os limites da delicadeza, do respeito máximo ao ingrediente e também à tradição italiana, mas faz isso de modo muito original. Com identidade própria. É arte. Artesanato. É a glória.
Fora o resto… O crudo de carapau e a massa com ovo, que também deixaram saudades, e a inacreditável sobremesa, a torta di olio di oliva, uma espécie de bolo, meio suflê, de azeite, assado na hora, no papel manteiga, com toque de baunilha e flor de sal. Um assombro…