Cerveja de Bandeja: Perro Libre, em Porto Alegre – um dos melhores ‘tap rooms” do Brasil

A fachada do bar, com agradável varanda com vista para a praça – Foto de Bruno Agostini

A briga é dura, especialmente com Curitiba, Belo Horizonte e Blumenau. Porque Porto Alegre seguramente é um dos cinco grandes destinos cervejeiros do país – deixo um link para uma reportagem bem completa, listando 22 lugares para beber cerveja na capital gaúcha. Provavelmente não só o mais importante polo de produção da bebida, mas também o pioneiro (o Biermarkt, em Moinhos de Vento, foi o primeiro bar do Brasil dedicado exclusivamente a cervejas artesanais e importadas). Cidade Baixa, Bom Fim e Moinhos de Vento são os bairros de referência no assunto.

Solo Centenial DIPA (acho) com 8,4 e um delicioso amargor refrescante – Foto de Bruno Agostini

Uma de minhas cervejarias preferidas em POA (junto com Tupiniquim, Seasons e Coruja) é a Perro Libre. Em Moinhos de Vento o bar da cervejaria é uma tap room com dez torneiras que funcionam no sistema você-se-serve. Com um cartão você libera a torneira, e enche o copo até onde quiser (para evitar filas nas horas de movimento, você pode recarregar pela internet).

Uma garrafinha, sobre cada torneira, mostra o tom de cada cerveja – Foto de Bruno Agostini

 

O lugar é de fato especial. A cervejaria é das mais ousadas do país, com vários rótulos experimentais e colaborativos – e quase sempre há algo diferente. Além disso, em sua linha fixa, fazem um pelo trabalho com o lúpulo em suas IPAs e APAs – que estão entre os rótulos da linha regular. Uma coisa legal para você ver a cor de cada cerveja disponível: uma garrafinha, sobre cada torneira, mostra o tom de cada uma.

Procure ainda por: Sorachi Berliner e Black Rye IPA (sazonais), Mocita APA (a cerveja de estreia deles, em 2014) e especialmente pela Galaxy Juicy Tart, uma New England , ácida e refrescante, seguramente uma das melhores cervejas para aguentar o verão úmido de Porto Alegre, com apenas 4,6% de pura acidez, amargor e frescor.

Empanada com Crowd 01 SMaSH Red IPA, com 6,5%: se tiver, peça – Foto de Bruno Agostini

O lugar é bonito e moderno, todo de madeira. Serviço achei bem simpático, e o menu de comidinhas traz coisas bem interessantes, como empanada de carne – que foi a minha pedida.

Pimentinhas lindas em diferentes tons – Foto de Bruno Agostini

Demais mesmo é a seleção de pimentas, acondicionadas nesses frascos de boticário, lindamente apresentando diferentes graduações de vermelho (e de picância).

SERVIÇO
Praça Dr. Maurício Cardoso 71, Moinhos de Vento, Porto Alegre. Tel. (51) 3557-6241. www.perrolibre.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *