Vinho da Semana: Porrais Signature 2020: um tinto do Douro de respeito

Porrais Signature 2020: tinto do Douro de respeito – Foto de Bruno Agostini®
Porrais Signature 2020: vinhos muito gastronômico – Foto de Bruno Agostini®

A Onivino acaba de receber novos vinhos portugueses, da Casa Santos Lima. Uma excelente seleção de rótulos exclusivos dessa vinícola portuguesa, vindos de distintas regiões, de Lisboa e do Alentejo até chegar ao Porto e ao Minho e seus Vinhos Verdes.

VINHO DA SEMANA: clique aqui para ler os posts da coluna

Um dos destaques foi o tinto Porrais 2020, do Douro, um vinho escuro, retinto. É parrudo, mas delicado, sem perder a ternura. Com excelente equilíbrio, mostrando um corpo de taninos rígidos, mas macios, é resultado de uvas com perfeita maturação. Isso se revela na acidez que lhe deixa vívido, e muito gastronômico. Está tudo em seu lugar, em harmonia. Tem 14% de álcool, muito bem colocado. Posso dizer: Porrais Signature, Douro de respeito!

UM TINTO GASTRONÔMICO

No aroma tem o que se espera de um Douro, corte de Touriga Nacional, Touriga Franca, Sousão e Tinta Barroca. Frutos negros maduros dominam o perfume, que cresce com tempo na taça. Também se sobressaem as especiarias, resultado dos nove meses que passou em barricas.

Fez sucesso na prova que fizemos, mas brilhou mesmo no dia seguinte, quando cheguei para almoçar na Tasca do Marquês, no Barrashopping, levando algumas garrafas, como o Regalia branco, Vinho Regional de Lisboa, que bailou um belo fado com os croquetes de alheira – imperdíveis, por sinal.

Peça a pimenta da casa, que faz bem.

Então, antes mesmo de provar o Porrais, o amigo Rui Tomaz sentenciou:

– Tem que pedir o cabrito para acompanhar esse Douro.

UMA PERFEITA HARMONIZAÇÃO

Pois, assim fizemos: foi a melhor pedida. A travessa sai da cozinha borbulhante, e fumegando, espalhando seu perfume no ambiente conforme se aproxima. O molho, com base em vinho, e no próprio caldo do cozimento, é aveludado, e nele chegam as guarnições: cebolas e batatas em tamanho P assados.

Com seus taninos redondos e a acidez no ponto perfeito, o vinho conseguiu elevar de patamar o prato, assim como vice-versa!

Sugiro, ainda, este vinho para outras carnes, e receitas portuguesas, como arroz de pato. Com paleta de cordeiro assada, um belo costelão bovino com ossos ou cortes mais gordos, entre os típicos de churrasco, como picanha e ancho, este vinho também vai brilhar. Indo para o nosso receituário, penso logo numa vaca atolada. Vai ser o vinho do meu próximo churrasco. Certo.

Porrais Signature, Douro de respeito.

LEIA MAIS:
– Retrato de um Prato: o arroz de pato da Tasca do Marquês, legitimamente português
– Tasca do Marquês com Quinta da Lixa: porque esta é uma casa portuguesa, com certeza

SERVIÇO
Tasca do Marquês: Barrashopping, Av. das Américas 4.666, loja 246 C/D, Barra da Tijuca. Tel.: 2070-5644. Instagram: @tascadomarques
Onivinhos: Compre pelo site https://onivino.com.br ou pelo WhatsApp: (21) 96773-8610.
E-mail: contato@onivino.com.br

VINHO DA SEMANA: clique aqui para ler os posts da coluna

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *