Retrato de um Prato: o arroz de pato da Tasca do Marquês, legitimamente português

O arroz de pato segue a fórmula original: mais seco – Foto de Bruno Agostini®

Os portugueses são os reis do arroz. De bacalhau, de tamboril, de polvo, de cabrito, de lavagante, de cordeiro, de lebre, de lampreia, de coelho, de mariscos… São infinitas as variações do grão, desde os preparos mais úmidos, chamados malandrinhos, aos mais secos, que podem ir ao forno na finalização. O mais famoso e popular talvez seja o arroz de pato, que deve levar chouriço (legítimo português, por favor) e pode (ou não) ter azeitonas verdes. O prato faz muito sucesso aqui no Brasil, e podemos encontrá-lo em muitos bares e restaurantes, inclusive naqueles que não carregam qualquer DNA lusitano, e em endereços populares. Eu, particularmente, adoro, e destaco alguns: Adegão Português, Henriqueta, Boteco Rainha, Gajos d’Ouro, Entreamigos, Rancho Português, Farrapos, Barsa, Herr Pfeffer, Sardinha e Tasca Miúda. Só aí já são 11 lugares para a gente se esbaldar com arroz de pato.

O meu preferido, se for considerar minha predileção pelas receitas autênticas, é o da Tasca do Marquês, uma casa portuguesa, com certeza, que visito com certa frequência desde o ano passado, e que nunca me decepciona. Mas porque entre tantos excelentes lugares que, assim como esta birosca lusa, ocupam minha lista de predileções, eu elejo este o melhor arroz de pato do Rio? Como dizia, por sua autenticidade. É mais seco, com os grãos cozidos perfeitamente, al dente, e em bom caldo, bem soltinhos. Brasileiro prefere este tipo de arroz mais úmido, caldoso, e os restaurantes acabam atendendo ao nosso paladar. Também acho ótimo, mas neste caso prefiro o original. Assim, o da Tasca do Marquês se torna imbatível. Entre outras razões porque usa um excelente chouriço português (da Primor), daqueles avermelhados pelo tempero da páprica.

– Não uso azeitonas porque o arroz vai ao forno, porque vai no forno, e elas ficam ruins – diz Rui Tomaz, autêntico português com bigode e tudo, sócio da casa, uma figuraça.

Pode ir sem medo. #vaipormim

E MAIS:
– Tasca do Marquês com Quinta da Lixa: porque esta é uma casa portuguesa, com certeza

SERVIÇO
Tasca do Marquês: Aerotown, Av. Ayrton Senna 2541, loja 210, Barra da Tijuca. Tel.: 2070-5644. Instagra: @tascadomarques

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *