O pastel de camarão do Canto Alegre: diferente de todos, e dos mais deliciosos do Rio

A massa passa na farinha de trigo – Foto de Bruno Agostini®
Ainda sobre ontem…
Olha esse pastel.
Parece bem frito, sequinho, e fartamente recheado (com muito camarão e Catupiry verdadeiro).
Quando vi, comentei.
“Legal, eles fazem a massa. Adoro este lugar”, comentei com o amigo que me acompanhava.
Bebíamos um Guigas branco. Tudo lindo.
@afonsosrantunes passou ao lado da mesa levando chope para a turma da resenha na varanda e eu o parei rapidamente para elogiar o pastel e fritas portuguesas onduladas, realmente ótimas.
“Parabéns pelo pastel. Uma delícia. Massa caseira, muito recheio, e bem temperado, bem frito, sequinho e crocante por fora”, disse.
Com pimenta boa, bem recheado e Guigas na taça: perfeição! – Foto de Bruno Agostini®
“Na verdade compramos a massa, de uma pequena fábrica em Teresópolis, aliás”, respondeu o misto de cozinheiro, maître e sommelier, neto dos fundadores deste restaurante português típico da Barra, e do Rio, com sua comida farta e o clima descontraído de tasca, de botecos cariocas. Detalhe: foi fundado em 1968, quando não havia nada na Barra, só o vizinho Bar do Oswaldo.
“Isso foi invenção de minha avó. Antes a gente congelava os pastéis já recheados antes de fritar. E eles acabavam grudando. Então ela começou a polvilhar farinha de trigo. Hoje a gente recheia na hora de fritar, mas continuamos usando a técnica”, conta o neto, orgulhoso da avó que ainda dá expediente na casa, especialmente nos fins de semana, quando controla a fila na porta, que chega a até 150 pessoas nos concorridos almoços de sábado e domingo ali neste aprazível local, com mais de 50 anos de vida, mas que só vim a conhecer em 2021, que apesar dos pesares foi bem produtivo.
Há um tempo fiz um post sobre a casa. Adorei conhecer. Deixo o link na bio.
Já escolhi até meu próximo prato lá. Gostei tanto das batatinhas que vou pedir o ótimo polvo dali, com muito alho. Na guarnição, as fritas e o arroz de brócolis, dupla que tão bem escolta tentáculos de polvo. Quero regar ainda com azeite, e a ardente pimenta da casa.
Sei que vai ser divino. E que seja em breve!
@menu_agostini
@rio_de_janeiro_a_dezembro
#tbt #menuagostini #selecaocarioca #omelhordorio #agostiniindica #riodejaneiroadezembro #barra #cantoalegre #portugal #cozinhaportuguesa
*Este post foi escrito para o Instagram @brunoagostinifoto (segue lá).
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.