Receitas: prepare um banoffee em casa com a receita do chef revelação britânico Tom Booton

O “chef do futuro” Tom Booton – Foto de divulgação

Chef do restaurante The Grill, Tom Booton é um jovem de 26 anos que não é bom só com carnes e pratos salgados (veja aqui os seus menus). Ele também joga bem na pâtisserie. Considerado “chef do futuro”, em 2014, numa premiação em Essex, é o mais novo a chefiar a cozinha deste restaurante londrino, no hotel The Dorchester, que pertence ao grupo Dorchester, que conta ainda com 45 Park Lane (Londres); Coworth Park ( Ascot); Le Meurice e Plaza Athénée (ambos em Paris); Principe di Savoia (Milão); Eden (Roma); The Beverly Hills Hotel (em Beverly Hills); e Bel-Air (Los Angeles).

Em tempos de pandemia ele nos passou a receita de uma sobremesa que, longe de ser uma novidade, nunca esteve tão na moda: o banoffee, ou seja, uma torta com massa de biscoito de banana com caramelo (o nome vem de banana + toffee) finalizada com chantilly e – eventualmente (nem sempre) chocolate.

Deu água na boca. Vamos testar?

A torta é finalizada com Chantilly e chocolate – Foto de divulgação

INGREDIENTES

Para a massa:

20 biscoito de maisena ou “Maria”

150g de manteiga sem sal

Para o recheio:

150g de manteiga

150g de açúcar mascavo

2 latas de leite condensado

Bananas 

Para o Chantilly:

500g de creme de leite

50g açúcar de confeiteiro

Chocolate gelado ralado

 

MODO DE FAZER

“Separe uma travessa grande para esta receita.

Espalhe duas folhas de filme plástico, uma sobre a outra, na bancada de trabalho e limpe-as suavemente. (DICA: adicione um pouco de água no molde e gire-o e remova o líquido, não seque). Adicione a película aderente ao molde, bem e firmemente nos cantos. Em seguida, adicione um quadrado de papel manteiga no fundo (apenas para evitar que qualquer filme aderente rasgue na torta).

Para fazer a massa, adicione os biscoitos em uma sacola e esmague-os com um rolo para obter uma farofa. Derreta a manteiga em fogo baixo e adicione os biscoitos, mexa bem e, em seguida, transfira para o molde e empurre com força todos os cantos (deixe o mais plano e uniforme possível). Coloque na geladeira por 90 minutos.

Para fazer o recheio, aqueça a manteiga e o açúcar em fogo baixo, adicione o leite condensado e deixe ferver. Mexa sempre até que fique marrom escuro. Mas cuidado para não queimar! (Estará muito quente, não toque!).

Quando estiver pronto, transfira-o para o topo da base de biscoitos na geladeira, coloque-o com cuidado novamente na geladeira e deixe por mais 90 minutos.

Para fazer o chantilly, misture o creme de leite e o açúcar de confeiteiro e bata até que fique com picos macios e leves, não exagere, pois não queremos que vire manteiga!

Corte as bananas como desejar e coloque-as em cima da sua torta, adicione o Chantilly delicadamente. Coloque de volta na geladeira por de 15 a 20 minutos.

Então vem a parte difícil: tentar tirá-lo do molde sem rasgá-lo! Seja corajoso! Rale por cima o chocolate que você congelou antes e seja generoso!

Então está pronto para servir.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *