Retrato de um Prato: sanduíche de peameal bacon, um clássico do delicioso St. Lawrence Market, em Toronto

Muita gente gosta de comparar Toronto a Nova York, como se a principal cidade do Canadá fosse uma versão em miniatura, mais limpa, organizada, educada e fria do que a capital do mundo. Em parte é uma teoria que faz sentido, e que a questão do tamanho fique clara: não se pode comparar a grandeza, e consequentemente, a diversidade, imensidão de programas gastronômicos possíveis. Não se pode comprar as duas cidades desse ponto de vista.

Mas, sim, há muitas conexões entre ambas, além do frio, da (relativa) proximidade geográfica e do fato de serem dois centros urbanos ricos, com população diversa, e uma variedade incrível de cozinhas étnicas disponíveis, como não vi em nenhum outro lugar do mundo.

Toronto não é um destino gastronômico simplesmente por ter uma impressionante seleção de restaurantes, mas também pelo seu cosmopolitismo e pelo alto poder aquisitivo, que levam à cidade as melhores iguarias do Canadá, e do planeta. Um exemplo disso é o famoso St Lawrence Market, cartão-postal da cidade, que é destino mais do que obrigatório para qualquer um que visite Toronto, pelos aspectos históricos e culturais, mas principalmente pelos atributos gastronômicos. Não à toa a National Geografic escolheu este o mercados de comida mais incríveis do mundo, numa lista de dez que inclui ainda o nosso Ver-o-Peso, em Belém do Pará (para ler, em inglês, clique aqui). O prédio construído em 1850 é lindo e tem o seu valor arquitetônico, mas o que atrai legiões de visitantes, e de moradores locais, é a oferta gastronômica. Há lojas de queijos e frios, açougues, peixarias, e boxes especializados em tudo o que se possa imaginar, de mostardas a cafés, de especiarias a produtos portugueses e mexicanos. E uma série de lugares que servem vários tipos de comida.

Numa seleção tão vasta de lugares para se comer, tem um que é obrigatório, por servir um suntuoso sanduíche de barriga de porco, um ícone de Toronto, e uma das comidas mais famosas do lugar, e do país.  Certamente está entre os sanduíches mais deliciosos que eu já comi na vida.  O recheio é o chamado peameal bacon, um pedaço da barriga de porco curada, um clássico da culinária canadense, que é servido na “world famous” Carousel Bakery, que coleciona reportagens em veículos de todo o mundo, e que servem de elemento decorativo no boxe, dos mais concorridos do lugar. Fundamental é temperar fartamente com  as excelentes mostardas e outros molhos diversos que estão ali em cima do balcão, e que fazem toda a diferença, como o de raiz-forte.

Não só o mercado em si, mas o sanduíche mesmo, propriamente dito, converteu-se em atração turística: Um espetáculo gastronômico, que merece a fama que tem.

SERVIÇO:
Carousel Bakery: St. Lawrence Market (www.stlawrencemarket.com), Upper Level 42, Toronto, Canadá. Tel. (+61)  416-363-4247. Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *