Vinho da Semana: Amitié Merlot Rosé 2020 – vinícola brasileira aposta em fruta e frescor

Amitié Rosé Merlot 2020: belo cartão de visitas de uma vincula brasileira que aposta na fruta e no frescor

Esta semana participo de uma live, degustação de três vinhos da linha Amitié, mais uma vinícola brasileira que eu ainda não conhecia. Queimei a largada no final de semana, pela curiosidade a respeito dos vinhos e para não ter que viajar com o peso de carregar três garrafas para o Rio – tenho ficado mais na serra que na cidade, mas agendei compromissos inadiáveis.

Chamou a atenção uma coisa. Os três vinhos, além do rosé tem um Sauvignon Blanc é um Pinot Noir, são de 2020, o que já me fez gostar de cara da vinícola, que deixa claro que aposta em vinhos jovens, frescos e frutados.

É bem o caso do Amitié Rosé Merlot 2020. Tem muita fruta, especialmente maçã vermelha com casca, e morango – e leve toque floral.
Tem acidez bem dosada, e é um vinho fresco e também refrescante. Com a delicadeza que espero desse estilo, acompanhou uma tarde ensolarada do fim de semana passado, geladinho, jovial e alegre como deve ser um bom rosé.

À mesa, imagino ele dando graça a pratos asiáticos apimentados, coisas de China, Tailândia e Vietnã, mas também com nossa comida típica, em especial uma boa moqueca de camarão mas também pratos caipiras de porco, como os da cozinha mineira. Certa vez, comi uma feijoada no Antiquarius, com um bom rosé português, de estilo parecido. Ficou ótimo, e acho que esse também faria bonito.

Fiquei com desejo de estar numa cachoeira, fazendo um piquenique comendo um sanduíche de salmão defumado, frutas vermelhas frescas e uma garrafa sobressalente. Essas coisas simples que tornam a vida melhor.
O Brasil devia fazer mais vinhos assim.

AMITIÉ ROSÉ MERLOT: R$ 59,90 em sites como Vineria 9 e Meu Vinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *