Clássico da hotelaria de luxo, saiba onde comer ovos beneditos perfeitos no Rio de Janeiro

A versão do Empório Jardim, com três lojas na cidade, é feita com salmão – Foto de Bruno Agostini

Há quem diga que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Discordo, porque todas são equivalentes, o que vale é a alegria de comer bem.

Mas o café da manhã é diferente do resto, e é um ritual.

A meu ver, a única coisa que se exige para que se tenha um café da manhã perfeito são ovos.

Podemos ter, de modo opcional, pães e manteiga, tapioca ou caviar, salmão defumado, presunto de Parma, iogurte e granola, mel e geleias, podemos ter feijões doces e black pudding, e até marmita com sushi. No café da manhã podemos ter garrafa de espumante ou suco de laranja para beber, chá, espresso, Nescau ou média. Tudo isso citado contribui para o desjejum perfeito, mas isso sem ovo não dá.

Podem ser estalados ou mexidos. Podem ser ovos quentes, ou frios, com gema mole, ou dura. Podem ser omeletes ou pochês. Podem ser huevos rancheiros. Pode ser em forma de crepioca. Podem ser picadinhos, para acompanhar salmão e caviar, com seus blinis, cremes azedos e cebolas. Pode ser servido em tijelinha, com cogumelos. Ou em forma de tortilla. Há tantos modos de se adorar o ovo.

Mas o que é mais emblemático, em se tratando de primeira refeição do dia, do que os ovos beneditos? Aquele quarteto fabuloso, com um brioche como base, acolchoado com um lombo defumado tostadinho na chapa, onde se acomoda um ovo pochè perfeito, sobre o qual se derrama um molho denso e aerado, ácido e saboroso, cheio de personalidade, e que é a chave desse prato: o molho hollandaise não é fácil de fazer.

Trata-se de um clássico da hotelaria de alto padrão. Cinco-estrelas que se preze deve ter um excelente cardápio com itens como club sandwich e ovos beneditos.

Há variações, com bacon ou salmão defumado, presunto e outras carnes curadas e/ou defumadas, mas a que mais gostamos é com lombo canadense, um primo do bacon – que infelizmente não temos aqui representantes dignos (conhece o sanduíche de peameal bacon, um clássico de Toronto? Não, então leia esse post, pois é disso que se trata).

No Térèze, no Hotel Santa Tereza, ele está incluído no serviço de café da manhã – Foto de Bruno Agostini

Fora dos melhores hotéis não é tão fácil assim encontrar ovos beneditos (no Térèze, no Hotel Santa Teresa, restaurante dos melhores, o café da manhã tem uma ótima versão dos ovos beneditos, com molho feito “a la minute”). Mas, fora da hotelaria, há alguns lugares que servem o prato não só em seus menus regulares, mas todos os dias, em qualquer horário.

Um dos destaque do menu de brunch do Formidable, que pode ser pedido a qualquer hora – Foto de Bruno Agostini

No Formidable Bistrot, nem todos sabem, existe um delicioso menu de brunch, com croques e uma versão dos melhores dos ovos beneditos. Esses são feitos com um ótimo produto: um lombo defumado que se aproxima das melhores receitas originais, e o molho é muito bem montado.

No Empório Jardim é difícil de escolher o que pedir. Ovos marroquinos ou beneditos? Os primeiros são feitos em molho de tomate carregado nas especiarias. Mas os beneditos estão entre os melhores do Rio.

No Arp os ovos beneditos levam assinatura da chef Roberta Sudbrack – Foto de Bruno Agostini

O mesmo ocorre no Arp, no Hotel Arpoador, com menu assinado pela Roberta Sudbrack, e uma das mais agradáveis varandas da cidade, debruçada sobre o calçadão, com vista para o mar. Virou um dos melhores lugares do Rio para se tomar café da manhã, e são muitos os não-hóspedes que fazem a primeira refeição do dia ali. Os ovos beneditos são campeões: molho perfeito, gema molinha… Delicioso (antes de romper a gema, é a foto que ilustra a capa do site, na chamada para este post). Porque o café da manhã é puro aconchego, e novamente os beneditos têm rivais à altura, para os amantes dos ovos: há os rancheros, de inspiração mexicana, com feijão, e queijo; e há também uma torrada com salmão defumado e saladinha de ovo. O jeito é uma vez, duas, três…

pta encerrar, deixo uma fica extra, ainda não testada, mas o Le Vin é um lugar seguro pra se come bem, e acerta nos clássicos com regularidade rara de se ver: nos dois restaurantes do grupo, Ipanema e Barrashopping  eles servem o prato. Em breve trataremos. Aí, atualizamos nossa lista. Mas já podemos recomendar sem erro.

SERVIÇO
Arp: Hotel Arpoador, Rua Francisco Otaviano 177, Arpoador. Tel.: (21) 2529-1000. hotelarpoador.com
Empório Jardim: Rua Visconde da Graça 51, Jardim Botânico. Tel.: (21) 2535-9862. Filiais em Ipanema e no IMS (Gávea).  www.emporiojardimrio.com.br
Formidable Bistrot: Rua . João Lira 148, Leblon. Tel.: (21) 2239-7632. www.formidablebistrot.com.br
Térèze: Hotel Santa Tereza RJ MGallery, Rua Felício dos Santos 15, – Santa Teresa. Tel.: (21) 3380-0259. www.santateresahotelrio.com

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *