De Bar em Bar: Sastrería Martínez, um speakeasy imperdível em Lima

A fachada do bar remete a uma alfaiataria: só se entra com senha – Foto de Bruno Agostini®

Não adianta chegar na porta sem reserva. É preciso senha para entrar na Sastrería Martínez, um dos melhores bares que já fui na vida, um ambiente de muito bom gosto, onde a elegância aparece na decoração e na trilha sonora, com jazz de primeira linha, às vezes ao vivo, do mesmo modo que nos drinques servidos ali.

Na recepção, a boa notícia: hoje tem guest bartender! – Foto de Bruno Agostini®

Elegância e bom humor, eu diria. Sastrería significa alfaiataria, em espanhol, e quem olha a fachada do bar pensa se tratar de uma loja do gênero, onde se faz ternos sob medida. Mas, não…

Ao tocar a campainha o atendente dá boa noite, esperando que se diga a senha:

– No encuentro el alfiler – era a expressão da noite, que significa “Não encontro o alfinete”.

Os coquetéis do Lyaness – Foto de Bruno Agostini®

Entramos na sala com decoração temática e somos levado ao bar propriamente dito, nos fundos, com robusta porta, que inibe qualquer ruído do lado de fora, tornando o bar ainda mais discreto do que já faz a sua entrada. Mas, antes, ficamos sabendo que – naquela noite – teríamos um guest bartender, com o londrino Lyaness, um dos melhores bares do mundo. Ô, sorte.

Vale citar que eles – a Sastrería – estão na lista das “50 melhores descobertas” na lista do 50 Best Bars – da qual o Lyaness faz parte.

(Dessa forma, além dos drinques da carta da casa, teríamos ainda mais quatro preparados pela turma do Lyaness. Havia fotógrafos, equipes de filmagem e muita gente importante da sociedade limenha naquela noite festiva e agitada).

O bar é concorrido, e não havia lugar para a gente, pois estava lotado – Foto de Bruno Agostini®

Lá dentro, um ambiente lotado, com mesas de distintas configurações, umas baixas, como sofás confortáveis, outras mais convencionais. A luz é baixa, e o bar chama a atenção, com sua coleção de destilados e outras garrafas, com excelente seleção de Pisco, Mezcal e uísques (e Bourbons etc).

Os drinques são apresentados em elegante carta – Foto de Bruno Agostini®

A carta (para ver, clique aqui) é como se fosse um mostruário de tecidos. Nela, uma seleção de drinques bem bolados, que fizeram sucesso na nossa mesa: éramos três e provamos seis drinques, cada um pediu dois, que foram compartilhados por todos. Os seis foram aprovados, mostrando complexidade de sabores e precisam no preparo, além de belas apresentações. São 18 drinques autorais, 11 clássicos e uma equipe capaz de criar algo na hora, de acordo com as preferências do cliente.

Chicago: com toque de trufas – Foto de Bruno Agostini®

Pedi, primeiro, o Mrs. Martínez nº 2, com Johnnie Walker Black, Oloroso, Bonanto, tangerina, cacau e bitters. Delícia, mesmo! Depois, o Chicago, feito com Absolut Elix com aroma de trufas brancas, Cocchi Rosa, uva, limão e baunilha, muito aromático – como era de se esperar – e saboroso, além de lindo. Elegante, de novo, define.

Para comer, um menu enxuto, mas que dá conta do recado, com steak tartare (de filé e de atum), carpaccio e bao de pulled pork, além de tábuas de queijos, pizzetas e jamón ibérico.

De tudo o que se pode comer e beber em Lima, a Sastrería Martínez é daqueles lugares que está na categoria imperdível – para poucos, e (muito) bons.

 

SERVIÇO
Sastrería Martinez: Avenida Mariscal La Mar 1263, Miraflores, Lima. Tel.: +51 (934) 602-514. www.sastreriamartinez.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *