Diário de Bordo: Galícia, dia 5 – entre as Rías Baixas e o balneário do Rei

Centro Histórico de pedra em Cambados – Foto de Bruno Agostini®

Entre as Rías Baixas e o balneário do Rei. A viagem se aproximava do fim, e estávamos no coração das Rías Baixas, a principal referência nos vinhos da Galícia, onde a Albariño reina. Cercados por vinhedos, pegamos a estrada passando pelas bordas das rías, esses famosos braços de mar, responsáveis pela linda paisagem, e que também fazem da região uma referência mundial em peixes e frutos do mar. Saímos do hotel Quinta de San Amaro para um dia entre as Rías Baixas e o balneário do Rei. Como foi um dia entre as Rías Baixas e o balneário do Rei?

Foi assim.

LEIA MAIS: Diário de Bordo: viagem à Galícia, na Espanha, terra de pescados e muita História (post com todos os links das matérias da viagem)

As bateas podem valer até um milhão de euros – Foto de Bruno Agostini®

Nossa primeira parada foi no porto de Cabodeiro, que fica na Illa de Arousa, que fica no meio da ría de mesmo nome, que abriga a maior parte das criações de mariscos da Galícia, onde um “terreno” aquático, chamado bateas, pode custar até um milhão de euros. São mais de duas mil delas, e nós estamos na parte mais próxima ao mar, que tem mais valor, pela qualidade dos nutrientes que alimentam as ostras, mexilhões, vieiras e outras conchas cultivadas ali.

Em Cambados há bodegas no coração da cidade – Foto de Bruno Agostini®

Entre as Rías Baixas e o balneário do Rei

Numa manhã que começou meio feia e nublada, e que ganhou sol, luz e alegria, pegamos um barco ali para ver as bateas, essas granjas flutuantes que criam mariscos. Aprendemos que muitas vezes a água esquenta demais, e os produtores perdem tudo. E que são usadas técnicas e equipamentos do mundo do vinho para içar e separar as pesadas cordas onde estão as ostras e outras conchas. Entre outras curiosidades a respeito desse universo gastronômico, como o funcionamento das fábricas que preparam as iguarias em conservas, muito cobiçadas, por sinal.

Loja de vinhos em Cambados – Foto de Bruno Agostini® entre as Rías Baixas e o balneário do Rei
Loja de vinhos em Cambados – Foto de Bruno Agostini®

Chegamos em Cambados, uma vila marinheira e vinícola, considerada a capital do vinho Albariño, onde encontramos várias adegas, e onde caminhamos contemplando seus palácios e mansões, em construções de pedra que tornam o cenário lindo e agradável, ótimo para fotos.

"Una copa de Albariño, porfa" – Foto de Bruno Agostini®
“Una copa de Albariño, porfa” – Foto de Bruno Agostini®

Depois de uma taça de Albariño em um bodega tradicional, saímos em direção a Pontevedra, chamada de “Boa Vila” devido à sua arquitetura histórica bem preservada.

Orelha de porco no La Ultramar – Foto de Bruno Agostini®

Cozinha moderna em prédio histórico

No almoço, porém, fomos a um lugar moderno, com proposta gastronômica ousada, mas que funciona em uma bela construção histórica. Era La Ultramar (https://laultramar.es), que tem a proposta de servir uma cozinha asiática, mais chinesa, com ingredientes locais. Dá bom resultado, e foi bom para variar, ainda que durante todo o trajeto andamos comendo muito bem, obrigado. Além das já festejadas refeições ao sabor de peixes e frutos do mar, vale dizer que a carne da Galícia também é famosa, de alta qualidade, para quem prefere.

Salas de degustação com vista na Martín Codax – Foto de Bruno Agostini®

Caminhamos um pouco pela cidade, e saíamos em direção às bodegas Martin Codax, uma casa famosa da D.O Rías Baixas. Nossa prova de vinhos em bonita e moderna sala de vidro, com vista para os vinhedos, aconteceu com cada rótulo harmonizado com conservas galegas. Foi uma ótima experiência, num fim de tarde solar.

Fim de tarde em Sanxenxo – Foto de Bruno Agostini®

Partimos em direção a Sanxenxo, o principal destino turístico de praia nas Rías Baixas – onde o rei emético, Juan Carlos de Espanha, está aproveitando a sua aposentadoria forçada das funções monárquicas (renunciou em favor do filho, depois de escândalos políticos e conjugais). Nos alojamos no Hotel Silgar 92 (https://hotelsilgar92.com) e saímos em seguida, para a noite de despedida.

Anchoas y boquerones em Sansenxo – Foto de Bruno Agostini®

“Salimos de tapas”, como se diz. Mas, nem ficamos indo de bar em bar. Nos sentamos em uma birosca na zona mais badalada do pedaço, cheio de bares e restaurantes, que foi escolhido porque tinha mesas, e algumas iguarias no menu que estávamos buscando, como as anchoas del cantábrico e os boquerones em vinagre. Confesso que não anotei o nome, mas isso nem importa.

Um Ribera na Galícia: saideira na noite de despedida – Foto de Bruno Agostini®

A saideira foi um tinto de Ribera del Duero, num outro bar qualquer. Foi aprazível a volta para o hotel caminhando pela orla, assim como havia sido a ida, no final de tarde, com aquelas luzes lindas que o horário pode proporcionar em certos dias e épocas do ano. Na Galícia, a primavera é bela. E saborosa, sempre.

Dia seguinte é a despedida, com almoço de gala em Santiago de Compostela.