Livros para comer (ou beber) – Claude Troisgros: Histórias, dicas e receitas

Escolha uma história rica e saborosa, de uma família que revolucionou a gastronomia na França, e que foi fundamental na construção da culinária brasileira de vanguarda. Adicione a essa mistura umas pitadas de segredos, informações, dicas e curiosidades realmente preciosas, sobre ingredientes, técnicas e equipamentos de cozinha. E casos de família. E de bastidores de cozinha. E de vida. De negócios. De coragem. Tempere com algumas receitas, que traduzem e resumem um pouco disso tudo. Pincele com bom humor. Jogue um pouco de mau humor. Ajuste o sabor.

O tartare do Mifano, com Corn Flakes – Minha humilde colaboração fotográfica para o livro no qual atei como editor (foto do Instagram @menu_agostini )

Pronto. É esta a receita deste livro que não é só um livro de receitas, embora também seja. É também uma autobiografia do chef Claude Troisgros, que começa na infância, dentro da cozinha do restaurante dos pais, numa área rural da Borgonha, e termina num passeio pelo momento atual da carreira do mais brasileiro dos cozinheiros franceses.

Além disso tem um leve teor enciclopédico, tratando dos ingredientes mais importantes, das técnicas básicas e dos equipamentos que um cozinheiro deve conhecer.  

Tudo com o famoso tempero do chef, que é conhecido pela acidez e pela doçura, pela picância e pela leveza. No sentido literal, e no figurado.

O sobrenome Troisgros é um dos mais importantes da História da gastronomia. Do mundo, da França, Brasil, do Rio de Janeiro, do Jardim Botânico, da Rua Custódio Serrão, número 62, pra ser preciso. E este livro, ricamente ilustrado, mostra as razões disso.  Atravessando cinco gerações, dos avós de Claude aos netos.

Para comprar (R$ 149,90), clique aqui.

* Rascunho para o texto de apresentação do livro, que este repórter ajudou a editar, orgulhosamente.

E mais:

A melhor reportagem que li sobre o livro, de Luiza Fecarotta, na Folha de São Paulo: “O bom cozinheiro tem que ter a boca absoluta”

A página do chef

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *