Couvert é algo que eu muitas vezes dispenso. Prefiro em muitos lugares explorar as entradas e pequenas porções, tendência de alta, de modo que mina mesma visita a um restaurante se posso pedir várias comidinhas diferentes.
Mas existem alguns itens que me tiram do sério e uma refeição no Esplanada Grill por exemplo não pode abrir mão do couvert. A razão principal pra mim é o pão de queijo, um dos melhores que conheço. Evito a cada refeição ali comer mais de cinco, mas às vezes fica impossível resistir.
Principalmente porque vez ou outra podemos turbinar o pão com uns embutidos e carnes curadas – linguiças, salsichas, morcelas, presunto cru e outros itens de salumeria estão entre as especialidades da casa, onde a carne é assunto principal, é tratada com o máximo respeito em todas as suas nuances.
Assim, lembro do Aprazível, que serve um excelente pão de queijo, honrando a origem mineira da família que toca o restaurante, e a brasilidade que o cardápio apreenda. Para melhorar, eles simplesmente servem versões recheadas, com linguiça ou pernil. Perdição é pouco!
No Rubaiyat Rio, não se trata de ter apenas um delicioso pão de queijo no couvert. Eles sempre servem duas versões dessa gostosura, que podemos rechear com o lindo chorizo espanhol que também compõe o primeiro serviço do lindo restaurante do Jockey.
Na semana passada o chef Pedro Siqueira, do Puro, lançou essa semana uma nova versão (eu provei a anterior, era excelente). Com menu renovado, o pão de queijo agora vem com pernil desfiado e mostarda de abacaxi e uns brotinhos, além de queijo ralado. Na foto, é lindo. Vamos testar em breve.
Todo mundo tem uma relação afetiva com o pão de queijo. Me traz lembranças infantis, com saquinhos deles cheios de sua versão convencional, tipo coquetel, ou aquele clássico das vitrines de padarias cariocas, em tamanho família – que vale por uma refeição. Lembro do La Veronese, da Padaria Ipanema, do talho Capixaba e de versões mais recentes, com assinatura de chefs. Rafa Costa e Silva do Lasai me serviu certa vez a sua receita de pão de queijo, do que recheado de queijo de ovelha, cremoso tipo Serra da Estrela. Um delírio.
Fora o que é servido no café da manhã do Parador Lumiar, obra do genial Isaías Neries, dos meus cozinheiros preferidos.
Ouvir falar bem do pão de queijo de uma casa especializada no tema, Nuu, no Jardim Botânico, mas ainda não provei.
Daí, lembro de três versões afrancesadas que são incrivelmente deliciosas: são os gougères. No Laguiole, eles chegam realçando o ótimo serviço de pães e charcutaria, que inicia o menu degustação do chef Ricardo Lapeyre.
No Empório Jardim, um dos meus lugares preferidos, por mais tentador que seja o menu inteiro, eu repito meus pedidos: ovos beneditos ou marroquinos, precedidos por gourgères.
É comovente a versão de gougère de Roberta Sudbrack – que que agora serve o pão de queijo francês no delicioso Pássaro Verde, no Jardim Botânico, onde ela vez ou outra reedita seus clássicos, como o melhor picadinho de mundo em todos tempos.
Já no Venga Chiringuito, em Copacabana, aos sábados e domingos é servido um menu de brunch, e um dos destaques é a versão espanhola do pão de queijo, feito com Manchego.
Outra variação com queijos estrangeiros é a italiana, servida no Al Fresco do chef Pedro de Artagão, feito com parmigiano reggiano: simplesmente excelente. Está no menu de brunch, no caso servido diariamente no agradável restaurante, que fica na varanda do Rio Design Leblon.
4 commentários
Nao sei se é o melhor mas tem um exelente no Café Secreto na Rua Gago Coutinho.
Bem lembrado, mas é comum, embora muito bom. Vou citar
Já que vc, como eu, parece ser um amante do pão de queijo faltam 2 indicações imprescindíveis na seu texto: o pão de queijo do couvert do Navegador: sequinho, aerado e com aquele gosto deliciosos de queijo. A outra dica, não é de restaurante, mas de uma produção meio industrial que é entregue em casa; como o NUU começou. Se chama Dom. Sabe aquele cheiro de queijo que enche a casa com o pão de queijo está assando? Pois é…. corra para encomendar o seu.
Olá. Obrigado, ótimas lembranças, vou voltar ao Navegador, faz tempo que não vou.