Cerveja de Bandeja: a monumental Barrel Aged in Can

A cerveja tem notas de toffee, chocolate e café – Foto de Bruno Agostini©

Era um domingo, meu último dia em Madri. Havia três missões:
1) Comprar umas roupas encomendadas pela filha numa loja chamada Brandy Melville USA, inclusive era vizinha do meu hotel, e da Bodega de la Ardosa.
2) Escrever uma reportagem para a revista Rio Já, intitulada “A grandeza dos miúdos”, cujo tema parece óbvio. (Para ler a matéria, clique aqui).
3) Visitar a Bodega de la Ardosa pela segunda vez, não só porque precisava provar o “vermute con anchoas”, mas porque queria voltar a esse bar sensacional. (Para ler a matéria, clique aqui).

Fui pela ordem, primeiro na loja, quando separei e fotografei algumas peças, e mandei pra Maria indicar o que ia querer. Eram 11h30 em Madri, 6h30 no Brasil. Enquanto esperava ela decidir, fui para um bar de cervejas que havia gostado numa parada rápida pra uma IPA no início de uma tarde quente, para escrever a reportagem, cujo rascunho já estava desenhado em minha cabeça. Por isso, escrevi em tempo bem pequeno, considerando o tamanho do texto. Levei cerca de 90 minutos no computador para fechar a matéria.
Boa parte desse tempo eu tinha a meu lado uma cerveja fora-de-série, que me deixou muito impressionado (e inspirado): era a Barrel Aged Dessert in Can. Que porrada! Que delícia!!!
Acho que foi a cerveja que bebi mais lentamente em toda vida.

Uma loucura, com 11,5% de álcool, produzida com pipoca confitada com chocolate e caramelo salgado. Uma joia da Amundsen Brewery, microcervejaria de Oslo, na Noruega, marca cult, que anda em alta entre os “beer geeks” de todo o mundo, com muita razão, a julgar por essa. Dá uma olhada no site dos caras: www.amundsenbrewery.com
Realmente é um doce enlatado, uma sobremesa líquida, densa, encorpada, com textura de rara amplitude. Usa os maltes Pilsner, Rye, Roasted Barley, Caraaroma, Oats, Carafa Special III,  e Carared, e o lúpulo Magnun.
No aroma e no sabor, encontramos chocolate amargo, caramelo, café, toffee, alguns tons untuosos de manteiga, castanhas confitadas (tipo o perfume da Bavarian Nutty, sabe?)… é complexa,  e ganha com o aumento de temperatura.

Queria provar com algo similar, tipo uma boa torta de chocolate com caramelo salgado, um bom tiramisù ou mesmo uma panqueca de doce de leite, tipo uruguaia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *