Para muita gente boa, de enólogos como Luís Henrique Zanini, da Vallontano, a sommeliers e críticos de vinho, a safra 2020 é histórica, uma das melhores da próxima década. Logo, a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, desperta enorme interesse. Ela acontece no dia 7 de novembro, a partir das 17h, no SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos, única região do Brasil com Denominação de Origem de vinhos. Tivemos recorde no número de amostras, com a inscrição de 395 vinhos de 56 vinícolas. No local do evento, somente a presença de comentaristas convidados e equipe de organização e transmissão, seguindo um amplo e rigoroso protocolo de segurança conforme regras do Ministério da Saúde. Não haverá espaço para participação presencial.
A novidade deste ano, imposta pelo Coronavírus, podemos dizer que é uma forma democrática, com participação do público, que vai poder acompanhar o evento pelo Facebook, Instagram e Youtube da Associação Brasileira de Enologia (ABE). Antes era restrito a convidados, cerca de mil pessoas, que eram servidos num bale muito bem coreagrafado, por jovens da região – era impressionante de ver. Eu já participei umas quatro vezes, como palestrante e degustador. Um evento mesmo grandioso, e que dá orgulho da nossa produção de vinhos, pela variedade, qualidade (crescente a cada ano) e pela grandeza do evento.
Mais que apenas participar online da Avaliação Nacional de Vinhos, neste ano será possível, ainda, provar algumas das garrafas. Exatamente às 8h30 de amanhã, portanto em precisas 24 horas, começam a ser vendidos 700 kits, com 16 garrafas de 187 ml – quantidade suficiente para até três pessoas provarem os vinhos. “O conjunto inclui, ainda, duas taças personalizadas de cristal para vinho, além das Fichas de Degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. O envio será feito pela ABE por transporte privado. Todo material será embalado numa caixa personalizada de papelão com isopor para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas. O envio será feito pela ABE através de transporte privado.”, diz o release do evento, lançado pela Conceito, da querida amiga Lucinara Masiero. O kit pode ser comprado através do site www.enologia.org.br, onde também encontramos mais informações sobre o evento e o mundo do vinho brasileiro, em geral. O valor para associado da ABE é de R$ 450 e para não-associado de R$ 580.
“Quando 2020 começou, não imaginávamos que atravessaríamos uma pandemia global. Vivemos a ‘Safra das Safras’ com tanto entusiasmo que nós, enólogos do Brasil, fomos desafiados a fazer o melhor vinho de nossas vidas. A expectativa é imensa, mas os cuidados diante de um vírus mortal, nos obrigou a reinventar a nossa ‘menina dos olhos’”, diz o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.