O Grupo Petrópolis em Teresópolis: aposta em centro cervejeiro, plantação de lúpulo e produção de rótulos especiais

Cervejeiro caseiro: agora dá para comprar flor de lúpulo nacional! – Foto de divulgação

As cervejas sazonais do Grupo Petrópolis, incluindo suas outras marcas, como a Black Princess e a Brassaria Ampolis (a do Mussum), são produzidas ali.

A fábrica é linda, e nela funciona um espaço para cursos e degustações, com centro de visitantes e boa estrutura turística, um lindo projeto que desacelerou um pouco com a pandemia, mas que em breve – esperamos – estará a plano vapor.

Com uma produção já consistente, ao lado está uma plantação de lúpulo, que começa a ser usada na elaboração de alguns rótulos que pedem os aromas mais frescos dessa flor, perfumada e amarga.  É uma parceria com o Viveiro Ninkasi, pioneiro no país, firmada em 2018 (aliás, Teresópolis, há cerca de dois anos, foi nomeada a “Capital Nacional do Lúpulo”, como já noticiamos aqui neste post). Além da utilização em suas próprias cervejas, esses lúpulos brasileiros podem ser comprados para os cervejeiros caseiros. As variedades de lúpulo, embaladas em forma de flor, e não secas e prensadas, são Cascade Argentino, Comet e Triple Pearl (R$24,99 o pacote de 100g, com armazenamento em atmosfera modificada para preservar ao máximo os aromas, e validade de dois anos).

A Bohemian Pilsner, lançada recentemente: deliciosa – Foto de Bruno Agostini©

A empresa vem lançando vários rótulos novos, sazonais e/ou experimentais. Para testar o público. Mês passado foi a Black Princess Bohemian Pilsner, que eu provei e achei bem boa, com a presença marcante do lúpulo Saaz: leve, refrescante e perfumada, uma delícia.

Sangro Gomes, filho do humorista e fundador da marca – Foto de divulgação

A novidade dos últimos dias foi o lançamento de uma homenagem aos 80 anos do Mussum (a Ampolis criada pelo filho do humorista, Sandro Gomes, foi vendida ao Grupo Petrópolis em 2017), há exatamente uma semana, no dia 7 passado: a Aveludadis, uma NEIPA com de 6,3% ABV e 38,5 IBU.

Tanto o lúpulo quando a Aveludadis (R$ 11,90) são vendidos exclusivamente no e-commerce Bom de Beer (www.bomdebeer.com.br), com entrega em todo o  país.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *