Vinho da Semana (e uma taça especial para ele): Era dos Ventos Merlot 2018

O vinho, com linda coloração: aroma valorizado pela taça Definition, da Spiegelau – Foto de Bruno Agostini®

Outro dia recebi duas taças especiais da Spiegelau. São amostras da nova linha, chamada Definition, lançada para marcar os 500 anos da marca, “The class of glass”, cujo primeiro registro histórico data de 1521.

Fiquei impressionado com a leveza do copo, sua haste finíssima e uma empunhadura naturalmente elegante.

Com que roupa eu vou?

Para estrear a taça, depois de lavá-la com muito cuidado, eu tinha que escolher uma garrafa muito especial, como exigia a ocasião. Não foi difícil. Peguei o Era dos Ventos Merlot 2018.

Impressiona de cara, com sua coloração avermelhada , que sugere um vinho com textura macia e volume de boca. A taça perfeita facilita o balé da mão, o girar do líquido para liberar seus primeiros aromas, alguns minutos depois de tirar a rolha.

Ainda tímido por conta da temperatura baixa, havia saído há pouco da adega, já vai revelando aos poucos seus perfumes. Primeiro, a fruta madura e suculenta. Umas notas de frescor e outras balsâmicas vão surgindo conforme o tempo passa. Grafite, alcaçuz e cedro se juntam à paleta avermelhada e roxa das frutinhas do bosque frescas: o mirtilo, a cereja e a amora. Mas também encontramos as secas: a ameixa preta e a uva passa, por exemplo. Delicados são os florais, que estão quase escondidos: não sei se rosa ou violeta. Mas há. Assim como especiarias delicadas.

Aquela cor brilhosa, de fato, resulta em uma textura aveludada, mas o vinho desce fácil, escorregadio, por conta da acidez na medida exata para equilibrar os taninos bem marcantes, mas sedosos, e o álcool que não é pequeno para um vinho de fermentação natural da Serra Gaúcha (o mesmo vale para a cor). São 13,8%, muito bem integrados.

O seu enólogo é um artista. O Zanini sempre faz vinhos que me emocionam. Jantei uma boa massa, com molho apimentado de tomate, linguiça e cebola, com pecorino ralado. Como uma catapulta, o vinho alavancou o prato, elevando o prazer às alturas.

Depois guardei as duas Definition na cristaleira, de onde só vou tirar para que recebam vinhos especiais, como este Era dos Ventos Merlot 2018. Que bom que ainda tenho mais uma garrafa!

Bravo, Zanini!

Custa R$ 256,90 no site https://www.sonoma.com.br/era-dos-ventos-merlot/p

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.