Cerveja de Bandeja: ostras com Stout, uma combinação perfeita, ainda mais no Oyster Bar do Grand Central Terminal

Seleção de ostras e um pint de Stout: combina, e muito – Foto de Bruno Agostini

“Good choice”, respondeu o garçom, ao ouvir o meu pedido, para acompanhar a seleção de ostras, que pedi que ele mesmo fizesse: para beber, fui na chamada Flagship Oyster Bar Stout, uma cerveja escura produzida exclusivamente para o restaurante, o mais famoso dos tantos que funcionam no Grand Central Terminal, em Nova York.

Aqui no Brasil ainda causa certo estranhamento uma cerveja escura, com tons adocicados, ser a escolha para um belo prato de ostras. Mas, vai por mim, funciona, e fica mesmo ótimo. O contraste da salinidade e o frescor do marisco com o amargor, a doçura e o corpo da cerveja dá um ótimo resultado. A tradição vem da Irlanda, onde a Guinness, e outras do gênero, é a companheira clássica para as ostras cruas.

A sugestão tem respaldo do mestre Hugh Jonhson, que em seus guias de vinho, na parte em que faz sugestões de harmonização, ele lista, como melhor companhia para ostras cruas, champanhes não safrados, Chablis Premier Cru, Muscadet, Graves branco, Sauvignon Blanc (de uma maneira geral) e… Guinness.

Se forem cozidas, ele sugere Puligny-Montrachet, um bom chardonnay do Novo Mundo, e Champanhe (em geral). Ele não fala de stout aqui, mas já provei com ostras empanadas, e fica ótimo (eram fritas á moda japonesa, e servidas com uma espécie de teriaki e pimenta togarashi). Pode mandar uma Guinness, que também fica lindo.

Nos dois casos, cruas ou cozidas (fritas, gratinadas etc) eu acrescento ainda, alguns estilos belgas, como uma boa lambic, uma geuze ou mesmo uma saison (frita ou ao forno, ainda sugiro uma Tripel). Outra experiência interessante é combinar ostras com uma rauchbier: fica delicioso. Já provou vieiras, ou outro marisco, com bacon? Não é bom? Seguimos a mesma lógica aqui.

SERVIÇO
Grand Central Oyster Bar & Restaurant – Grand Central Terminal, 89 E 42nd St, NY 10017. Tel. (+01) 212-490-6650. www.oysterbarny.com

E mais:
De Bar em Bar: ostras, mariscos e cervejas no paraíso das ostras de Nova York

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *