De Bar em Bar: Panamá, em Copacabana, um boteco-boteco com a melhor almôndega do Rio

A porção de almôndegas, sem dias certos de preparo – Foto de Bruno Agostini©

“E aí, o que o senhor achou das almôndegas?”, perguntou o atendente, do outro lado do balcão, filho do dono, que coordenava os trabalhos na cozinha, enchendo a vitrine aquecida com travessas de frango à milanesa, bolinhos de aipim, carne assada e espaguete, algumas das opções do dia no Panamá Bar, em Copacabana.

“Achei realmente muito bom. No sabor, da carne e do molho. Mas o que me chama a atenção mesmo é a textura dos bolinhos. Incrível. Delicioso. Fiquei bem feliz”, respondi sobre esta que é desde já a melhor almôndega do Rio, não me lembro de outra melhor.
“É até um exagero, diante da nossa produção, mas um dos segredos é o nosso moedor de carne, industrial, que compramos não faz muito tempo. Faz uma diferença”, disse o rapaz, fazendo uma brincadeira com o “amor” que os cozinheiros colocam na comida que fazem: “Talvez seja a raiva do meu pai no preparo”.
Eu ri.
Estava feliz.
Com farofa do PF e pimenta da casa – Foto de Bruno Agostini©
Havia comido com a boa pimenta da casa uma porção com quatro almôndegas, com um pouco de molho e uma colherada de farofa que estava ali no balcão para enriquecer os PFs da casa (na casa dos R$ 16), dos mais baratos do bairro. Recomendo.
Ali, famosos também são os pastéis de carne e de queijo. E os bolinhos de aipim. E os já citados PFs.
É um bar que parece ordinário, como se fosse um outro como tantos quaisquer que existem por Copacabana e por quase todo o Rio.
Mas só parece.
A carne assada dos PFs – Foto de Bruno Agostini©
Este é um senhor boteco. Legítimo pé-sujo, com comida boa e barata. E tem até uma Heineken para quem, como eu, prefere uma cerveja mais lupulada que as mais comerciais e convencionais.
Como diziam alguns malandros de antigamente: o Panamá é o canal.
SERVIÇO
Panamá Bar – Rua Domingos Ferreira 242, loja C, Copacabana. Tel.: 2235-0933. Instagram: @bar_panama
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.