Vinho da Semana: Bucelas Caves Velhas mostra frescor e aptidão para os pescados

O vinho está custando R$ 120 no site da Barrinhas – Foto de Bruno Agostini®

Arinto é uma das uvas mais populares de Portugal. Podemos encontrá-la em quase todas as regiões, de norte e sul do país. Mas existe uma pequena denominação que é sinônimo dela: Bucelas, a um pulo de Lisboa, uma das maiores referências quando o assunto é vinho branco.

Uma escapada excelente para se fazer a partir de Lisboa é a Rota de Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares, três nomes históricos da enologia portuguesa, sufocadas cada vez mais pela especulação imobiliária.

O resultado desta casta ali são vinhos frescos, perfumados e bem secos, com uma acidez marcante que lhe dá vivacidade e profundidade. Mas o vinho é leve, fácil de beber  e um excelente parceiro à mesa para pratos de peixes e frutos do mar.

Esse Bucelas Caves Velhas é dos meus preferidos (são bem poucos os produtores atuantes hoje, é verdade). Já provei muitas e muitas vezes esse vinho, no Bazzar e em tantos outros restaurantes do Rio. Faz sucesso com ostras, mariscos e crustáceos, sobretudo, especialmente se preparados de maneira simples, valorizando o frescor do pescado. Ainda assim, também é uma boa escolha para sushis, sashimis e afins, assim como para tartares de peixe (de preferência, os de carne mais branca, mas com boa gordura) e saladas de frutos do mar.

Perfeito para as ostras e o vinagrete de polvo: isso é Bucelas – Foto de Bruno Agostini®

Na última vez que provei, em dezembro passado, foi no Barra Grill, na Barra, sugestão certeira do sommelier da casa, Ronan Rodrigues.

Eu fiz um prato de com ostras e vinagrete de polvo, além de aspargos brancos, parma e carpaccio de carne (o gorgonzola botei para provar, achei bem cheio de veios, como gosto,e até ficou bom, como se este Arinto fizesse papel de Riesling – aliás, dizem que são primas-irmãs).

Quem importa é a Barrinhas, que vende pelo site. O preço de hoje (18/01/2021) é R$ 120. (Link aqui).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.