Vinho da Semana: Chandon Excellence 2008, o lançamento da década desta vinícola champenoise

O Chandon Excellence Magnum – Lote 1 – Safra 2008 – Foto de divulgação

 

Sempre tive a impressão de que a Chandon do Brasil estava planejando algo especial nas caves da vinícola de DNA champenoise, em Garibaldi, na Serra Gaúcha.

Não só eu. Assim como muita gente do ramo, sempre se especulou que eles poderiam estar fazendo, ou planejando fazer, um espumante com segunda fermentação na garrafa – toda a linha da empresa no Brasil é charmat.

Chandon Excellence 2008: 10 anos de garrafa – Foto de Bruno Agostini

Talvez os dois melhores discursos sobre o método de segunda fermentação em autoclaves que vi na vida foram feitos por Philippe Mével, enólogo-chefe da Chandon do Brasil. O francês, há cerca de dez anos, concedeu-me uma entrevista falando que é uma questão de estilo, e não de qualidade. Passei, desde então, a concordar com ele, e na minha opinião tem muito espumante produzido com segunda fermentação em garrafa que eu gosto menos que o Excellence (o rosé eu acho muito, mas muito bom) e alguns da linha do Adolfo Lona, feitos através do método charmat, por exemplo.

– A qualidade vem da uva, e cabe ao enólogo não estragar a boa fruta. O que mais importa, para um espumante de qualidade, é o vinho-base – costuma dizer o enólogo.

Eles estão lançando, em garrafa magnun, de 1,5 litro, uma edição limitada e safrada, com nome e sobrenome: Chandon Excellence Magnum – Lote 1 – Safra 2008, que passou 19 meses nos tanques, e dez anos em garrafa. São 12 anos, uma raridade. São apenas 800 unidades, numeradas, com preço sugerido pela  Chandon é de R$ 500.

Com precisamente 50,7% de Pinot Noir e 49,3% de Chardonnay, o vinho passa por lento e controlado processo de segunda fermentação, o chamado charmat longo, especialidade desta maison aqui no Brasil.

Tem mais coisas em gestação, para os 2023, quando serão comemorados os 50 anos da marca no Brasil, adiantou Mével na live.

Para ver dois vídeos sobre a Chandon do Brasil, e este vinho, clique nos links abaixo:
– A Chandon no Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=z4QEKkhlWNI
– Chandon Excellence Magnum – Lote 1 – Safra 2008: https://www.youtube.com/watch?v=uUnF4VjzyO4

 

Neste link há excelentes informações sobre o vinho, sem trocadilho: https://www.chandon.com.br/produtos/chandon-excellence-magnum

www.chandon.com.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *