Estou estudando mais do que o habitual sobre a cultura gastronômica do Japão. Isso significa frequentar restaurantes do gênero, ver vídeos e – principalmente – ler livros que tratam deste tão rico assunto.
Existem obras fundamentais neste caminho, e o livro “Japan: The Cook Book”, de Nancy Singleton Hachisu, é uma dessas referências. A publicação editada pela Phaidon mostra através de 464 páginas as muitas vertentes da culinária japonesa. Encontramos preparações básicas, como os caldos, os arrozes, as massas… Tudo o que você pode querer saber e imaginar a respeito da cozinha nipônica, e muito mais.
Aos poucos, o livro lançado em 2018 vai nos apresentando as regiões de origem dos pratos mais importantes do país, num percurso agradável e bem ilustrado, com mais de 400 receitas – uma Bíblia que alcança o status de arte, elemento característico da Phaidon. É o chamado livro de centro de mesa – porém, com conteúdo muito bom, o que nem sempre acontece. Além de lindo, elegante, agradável na leitura, ainda é uma publicação útil para os que gostam de cozinhar e querem desvendar os mistérios e segredos da cultura gastronômica asiática.
O design é lindo, elegante e minimalista, representando bem um pouco desta tradição estética que a culinária japonesa também tem em alta consideração.
O livro custa cerca de R$ 250 em livrarias e sites (paguei este valor na Livraria da Travessa de Botafogo). Numa pesquisa feita pela última vez em 28/10/23, encontrei a R$ 221,65 na Amazon.