Cozze alla Tarantina, por Romano Fontanive do Gabbiano: a arte da simplicidade

Os mexilhões em sublime molho de tomate: inesquecível! – Foto de Bruno Agostini®

Acho que com quase todo mundo é assim, mas não deixo de me impressionar com o fato de que os pratos que acho mais sublimes são os mais simples.

Aprecio os pratos mais rebuscados, com técnicas complexas, que ganham merecidamente contornos épicos. E ficam na memória.

Mas fico mesmo estupefato por não esquecer também de muitas receitas simples, com poucos ingredientes, honrando preparações clássicas, apresentando o receituário tradicional de maneira ideal: com matéria-prima de excelência, respeito à sabedoria ancestral dos antigos cozinheiros, que ao longo do tempo aprimoraram pratos através de gerações e gerações. Isso é lindo.

De modo que já faz algumas semanas que tive um momento de extrema felicidade na mesa do Gabbiano, do chef ítalo-brasileiro Romano Fontanive, um desses que muito admiro, pelo se trabalho, que começa nos mercados de peixe e feiras e termina na cozinha clássica que apresenta em sua casa. Um restaurante que eu recomendo fortemente.

O prato que me despertou sinceras emoções foi um simples cozze alla tarantina, executado à perfeição.

Trata-se de um clássico da cozinha da Puglia, esta região litorânea e montanhosa no Sul da Itália, onde crescem os melhores pomodorini que já provei na vida. Uma referência à cidade de Taranto, onde é dos pratos mais populares. Quero visitar só por isso. Mas já posso me contentar com o Gabbiano, aqui no Rio mesmo.

A concha vira colher, porque esse molho merece – Foto de Bruno Agostini®

É uma combinação entre mexilhões frescos e tomates bem maduros. Os mariscos são cozidos na casca, rapidamente, dando origem a um molho de pomodoro antológico, marcante, que merece ser apreciado até o fim, em sua totalidade. Leva tomates maduros, alho, salsinha, vinho branco e um toque de pimenta, é claro, além de azeite. Usei a própria concha para beber o caldo, e depois o pão que acompanha, de alho, para limpar o prato, literalmente. Se não tivesse pão, lambia, passava o dedo, sei lá…

O que encontrei no Gabbiano merece a eternidade.

Bravo, maestro Romano! Bravo!!!

SERVIÇO
Gabbiano: Shopping Barra Garden, Av. das Américas 3255, loja 142 (Entrada pelos fundos do shopping, na Av. Celso Kelly). Tel.: 3153-5529.  Instagram: @gabbianoristorante
Site: gabbiano.com.br

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.