O curry vermelho de porco do Cam’On Thai Food: como equilibrar sabores potentes em uma receita

O bem servido curry vermelho de porco do restaurante é IMPECÁVEL, e de fato picante  – Foto de Bruno Agostini®

Os pedaços de porco são praticamente do tamanho de um dadinho de War. O caldo espesso é amarelado, com tons vindos da pasta de curry vermelho caseira entregues pela pimenta, de modo que a cor revela o potencial de ardor. O perfume rico sobe na fumaça que levanta da cumbuca, uma bonita louça grafite que dá contraste no visual. Tem manjericão, cúrcuma, gengibre, dedo-de-moça e o aroma das folhas de limão kafir tão característico da cozinha tailandesa… Tudo paira no ar.

Estamos no Càm O’n – Thai Food, no Shopping Downtown, no início da Barra – dá para ir andando do metrô.
Além dos aromas, o quadro na mesa também é belo. A carne é tostadinha, ganhando sabor e tintas de caramelo de Maillard. Acomodados no líquido que é festival de especiarias estão ainda nacos de abacaxi suculento e bastões roliços de vagem francesa e minimilho. Tem tudo ali: do umami ao picante, do ácido e fresco ao ligeiramente doce. O sal só realça.
É perfumado, é bonito, mas – mais que tudo – é delicioso, um prato que parece feito para mim. Tem texturas distintas, tem contrastes de sabores, e cheiros de comida boa, onde o tempero é bem cuidado tanto quanto os principais elementos da receita, que se abraçam felizes.
Dá vontade de beber aquilo. Quase virei o pote na boca. Mas me contentei em trazer colheradas: uma, duas, três. A pimenta dá uma sensação boa de ligeiro ardor, quase narcose, o quanto baste para ser incrivelmente delicioso e profundo, um sabor longo e marcante, que fica. O arroz acalma e equilibra o paladar, vez ou outra é bom recorrer a ele. Porque então a comida novamente ganha exuberância, porque limpamos as papilas, porque queremos mais. De novo.
Registrei na lembrança, com a promessa de voltar, muito em breve. Quero passear por todo esse menu (veja aqui no cardápio atual).
A chef Ana Carolina Garcia idealizou a casa e cuida de verdade de sua cozinha: faz as pastas de curry, cultiva limão kafir em casa para extrair as folhas e passeia por outras culinárias do Sudeste Asiático, como Vietnã e Indonésia. Mas seu porto seguro é a Tailândia. Quando eu quiser ancorar num curry impecável de novo, já sei o rumo de minha nau. Toca pro Downtown.
SERVIÇO
Cam’On Thai Food: Shopping Downtown, Av. Américas 500, bloco 9, Loja 113, Barra. Tel.: 21-96966-8448. camon-thaifood.com.br
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.