Xopin: boteco de respeito em Teresópolis, com moela, caldinho de feijão etc
Conheci o @aloxopin no final do ano passado, por indicação do @vkitazawa no @centrocervejeirodaserra
Logo virei cliente desta birosca legal, que tem uma boa seleção de cervejas on tap, além de rótulos convencionais, para quem prefere.
Fui pela primeira vez numa segunda, antes do @classudobrasa, nobre vizinho do Xopin, onde tenho comido burgers muito bons, assim como o resto: frango frito, empanadas e fritas da casa, com american cheese e bacon.
É um programa que tenho feito de modo conjugado. Sempre que vou ao Classudo tem parada estratégica antes e/ou depois no Xopin. E, toda as vezes que eu vou ao Xopin eu me sento no Classudo, para comer algo (tem um smash na medida para pouca fome).
Assim, virei cliente do Xopin neste período entre o Natal e o Carnaval em que passo mais tempo na Serra. Nas noites de segunda, tem algumas promoções, que deixam a casa lotada: tem porções de bolinho, muito bons por sinal, em dobro, baita atrativo. Prove os de costela. Os donos, @bezerrayan e @philipecumplido , adoram samba, e o Samba do Trabalhador, e batizaram a noite de Segunda do Trabalhador, e só tem samba no som. Recomendo, é um dia bom para conhecer a casa.
É um Boteco-Boteco, com direito a bê maiúsculo. Desses que são do jeito que eu gosto. Não tem frescuras. O que tem são uns petiscos clássicos da categoria, como moela em seu próprio molho, excelente em termos de densidade e sabor, também servido em quantidade suficiente para dar umas chuchadas.
Outro bom exemplo é o caldinho de feijão, finalizado com um punhado de alho frito, condimento que adoro.
Mas, também encontro ali petiscos inéditos em minha vida de boteco. Caso da pipoca de jiló, que muito me agradou, com sua maionese apimentada.
Este trio representa bem a casa, que tem feijoada com samba, nos fins de semana.
No menu, vamos passeando por clássicos do gênero, e algumas criações da casa, que só serve almoço aos sábados e domingos (durante a semana abre às 18h): tem peixe com molho de camarão e arroz caldoso de carne de panela, por exemplo. Os menus vão mudando. Há batidas da casa. Muito boas, por sinal.
Dia primeiro de fevereiro, portanto há um mês, praticamente, eles lançaram um novo menu, com acepipes espertos, como a versão “finger food” da vaca atolada. Há belas tulipinhas de frango agridoces e picantes, para petiscar.
O Xopin é um dos novos parceiros do Duo Gourmet, do qual sou curador no Rio, o maior guia e app de restaurantes do Brasil, que está chegando à Região Serrana.
Primeiro, por Teresópolis.
A partir de agora, rumo a Petrópolis, e depois, Nova Friburgo.
Você conhece o Duo Gourmet?
Use o meu cupom na assinatura anual: BRUCES8. Ele te dá R$ 50 de desconto na assinatura anual.
#vaipormim
1 comentário
Boa noite Bruno.
Como já te disse há mais ou menos 1 ano, fui lá numa noite chuvosa de verão. segui toda a tua sequencia de petiscos, apenas incluí a mais 2 pastéis de carne. mas eu realmente odeio samba, então foi um alivio ao pagar a conta e ir embora. O problema não é do Xopin. É meu. Samba é insuportavel. não pretendo voltar.
Abraços