Agenda da semana: seleção de chefs nos 30 anos do Azumi

 

Para festejar os seus 30 anos o Azumi recebe nove grandes cozinheiros cariocas, seleção de amigos escolhidos por Alissa Ohara, que assumiu defiunitivamente o comando do restaurante japonês de Copacabana há pouco mais de um ano, com a morte de seu pai, em maio passado. Os cardápios vão custar R$ 160, e o primeiro encontro acontece no dia 7, próxima terça, a partir das 19h (programação completa na foto). Alguns pratos já estão definidos, outros estão em processo de criação, mas a ideia é sempre jogar com ma influência japonesa  a cozinha tradicional que cada um dia chefs pratica em seus restaurantes.

– O Michele Petenzi vai fazer um risoto de unagi (enguia) e mascarpone com trio de ovos, com ovo de codorna, ova de salmão e bottarga. Já a Maria Victoria vai preparar um curry de vários vegetais e camarões; e ela tb fará a sobremesa do dia, gateau de chocolate com toque de bergamota. Já o Ricardo Lapeyre propôs uma trouxinha de lagosta em molho champagne com toque asiático. O Nello Garaventa, por sua vez, vai servir Será agnolottini (não tenho certeza do nome da trouxinha) de língua in brodo, usando o caldo do Azumi. Ainda não sei o que alguns vão sugerir para preparar, estamos decidindo  – conta Alissa.

Como escreveu a amiga Macella Sobral, de O Globo. “Os encontros começam no dia 7 de maio, com Michele Petenzi, chef executivo do Ancoramar – antigo Albamar – no centro do Rio.

Manoela Zappa, do Prosa na Cozinha, estará com Alissa no dia 14 e maio.

– Foi ela quem nos convidou para fazer um workshop quando isso ainda era novidade na gastronomia – ressalta Alissa. – Ela me inspirou a fazer esse evento.

No dia do aniversário do Azumi, 23 de maio, Alissa receberá Eduardo Nakahara, campeão da Copa Best Sushiman Brasil 2016 e Finalista da World Sushi Cup 2017.

– Meu pai dava sermões e toques para ele, como todo japonês quando gosta de alguém. Cresci ouvindo “esse garoto vai longe”…e foi” – conta Alissa, que o considera Nakahara um dos melhores sushiman do Brasil.

Dia 28 é dia de Sei Shiroma, do Ferro e Farinha e South Ferro. Maria Victoria Oliveira, chef executiva no Fresh and Good, divide o menu do dia 4 de junho.

Rafa Costa e Silva, do Lasai, é o nome do dia 11 de junho. Dia 18 de junho é a vez de Ricardo Lapeyre, do Laguiole LAB. Quem encerra as comemorações, no dia 25 de junho, é outro italiano, Nello Garaventa, do Grado.

Ainda como parte das comemorações dos 30 anos do Azumi, durante todo o mês de maio, Alissa assume a cozinha da House of Food (HoF), em Botafogo, com um menu diferente a cada edição.”

SERVIÇO

Azumi: Rua Ministro Viveiros de Castro 127, Copacabana – 2295-1098. Reservas do jantar com os chefs: 98169-1879.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *