Si-Chou, novidade em Ipanema: a viagem de Elia Schramm e Menandro Rodrigues seguindo a inspiração da Rota da Seda

 

Expresso do Oriente: Sichou tem inspiração nas viagens de Marco Polo – Foto de divulgação

O chef Elia Schramm está comemorando dois anos de sucesso de sua Babbo Osteria, na rua Barão da Torre. Em Copacabana, Menandro Rodrigues está se preparando para festejar os dez anos de seu Haru Ichiban, o mais premiado restaurante japonês do Rio nos últimos dois anos, a serem completados em 2024.

Empreendedores por natureza, os dois se juntaram para abrir o Sichou, inaugurado ontem em Ipanema, fazendo uma conexão entre a Itália e o Japão viajando pela Rota da Seda, com estratégicas paradas na China, principalmente.

– O Sichou é uma viagem. Inspirada na Rota da Seda, e nas aventuras de Marco Polo. E também uma viagem de minha cabeça – costuma a dizer Elia Schramm, que bolou o conceito da casa e convocou o amigo restaurateur para tocar a empreitada, cuidando dos rigorosos padrões de execução que a cozinha japonesa exige.

A dupla buscou Rodrigo Tristão, que até pouco tempo era chef dos Lilias e Labutas, de olho em todas as casas.

Ussuzukuri de salmão – Foto de divulgação

O cardápio começa com ussuzukuris, sushis, sashimis e makimonos, com destaque para o chirashizushi, com 15 cortes de sashimi, ikura, kimchi e tamagoyaki, servidos sobre shari com massago e pó de nori; e a experiência blue fin, com distintas opções de peças com o rari atum azul.

Futomaki da casa – Foto de divulgação

Para além do sushi bar, há uma página dedicada às entradas frias, e outra às quentes.É quando o menu se torna mais internacional: tem kimchi, yokhoe (o tartare coreano, com pera em conserva e carne crua em tiras), soo mai, croquete de peixe, ceviche, guioza, satay, bao, frango frito…

Na hora dos principais, a Itália se mostra um pouco mais, através dos noodles à carbonara com bacon cantonês, grana padano, pimenta preta, ovo perfeito e cebolinha; e do kaisen udon, por exemplo, massa nero di sepia, polvo, camarão, vieira e molho cremoso de sakê, limão siciliano e mariscos.

Neste setor encontramos umas receitas coreanas, como dolsot bibimbap, arroz frito na panela coreana, carne marinada e temperada, cogumelos, legumes, gema e molho levemente picante; tailandesas, como o curry de camarões e peixe branco no
leite de coco com legumes curry vermelho, palmito pupunha, banana e saladinha; e chinesas, como o pato Sichuan, com magret de pato laqueado com caramelo de vinho chinês e pimenta Sichuan, pepino, alho-poró, molho hoisin e panquequinhas no vapor.

Para encerrar, tem opções como o Orient Express, com fondant de chocolate, sorvete de
baunilha bourbon, calda de caramelo salgado de missô; e o tropical Asia, com cremoso de coco e chocolate branco, sorbet de maracujá, compota de manga levemente spicy.

Mas, quem diria que um dia, a Rota da Seda ia dar em Ipanema.

SERVIÇO
Si-Chou: Rua Barão da Torre, 472, Ipanema. Instagram: @restaurantesichou

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *