Bota é uma referência à Itália, que é o fio-condutor do menu mediterrâneo deste restaurante bem localizado, junto à Baía da Guanabara, na Marina da Glória, com filial na Marina Verolme, em Angra.
Mas ali existe ainda um certo tempero português, herança do único restaurante que existia antes neste ancoradouro, de posição central, hoje um agitado centro de eventos e complexo gastronômico.
Isso se deve ao Alcântara, uma dessas lendas do ramo da restauração no Rio, que trabalhou no refinado Barracuda entre 1981, quando a casa portuguesa abriu as portas, até 2016, quando fechou. São 41 anos de praia. Quer dizer, de marina.
O Barracuda era o único restaurante do espaço.
Depois ele foi chamado para trabalhar no Bota, onde está desde a inauguração. E levou alguns cozinheiros e garçons.
Dessa forma, encontramos um dos melhores pratos de bacalhau da cidade, levemente empanado na farinha e ovo, e frito, formando fina crosta. É servido com batatinhas, como manda a regra, além de cebolas desmaiadas, brócolis no vapor, tomates e azeitonas pretas. Simples, bem feito, com bonito lombo desses que se soltam em lascas.
Ícone do saudoso Barracuda, o tridente do mar igualmente está no cardápio do Bota. É uma tripla espetada, vistosa, que chega à mesa cravada em base de madeira. Tem lulas, camarões VG, peixe e cavaquinha, intercalados com bacon, cebola e pimentões, garbosamente guarnecidos de salada Waldorf.
Dá pra matar as saudades do bom e velho Barracuda. Mas, agora, com vista.
Voltarei em breve só para isso.
Valeu, Alcântara, por me fazer lembrar! @alcantaralima
@botarestaurante
@nossaquintabr
@quintadalixavv @menu_agostini @rio_de_janeiro_a_dezembro
#menuagostini #selecaocarioca #omelhordorio #agostiniindica #riodejaneiroadezembro #marinadagloria @marinadagloriario
* Este post foi escrito para o Instagram @brunoagostinifoto
SERVIÇO
Bota: Marina da Glória, Av. Infante Dom Henrique s/nº, Loja 105, Glória, Rio de Janeiro. Tel.: 2225-9418. Instagram: @botarestaurante