Cervejas de panetone ou passas, rabanada de cupuaçu e outras criações: Natal é tempo de inventar

Panetone Ale: parceria entre a Artesanos Bakery e as cervejarias D’alaje e Pontal – Foto de divulgação®
Falta só uma semaninha para o Natal…

Na próxima segunda será lançada a Panettone Ale, uma Amber Ale produzida pelas cervejarias D’alaje e Pontal em parceria com a Artesanos Bakery, como contamos neste post aqui, na coluna Cerveja de Bandeja. Garrafas à venda apenas na padaria, que fica no Recreio dos Bandeirantes – os barris estão plugadas em alguns poucos e bons bares de cerveja do Rio (lista no link acima).

A Red Ale tem passas e avelãs na receita – Foto de divulgação®
A Colorado, por sua vez, brinca com a questão das passas na comida natalina: usar ou não usar? Lançamento sazonal da Ambev para o período, a Ho Ho Ho, uma Red Ale com 28 IBU e 6,2% de teor alcoólico, produzida com passas e avelãs. A cerveja está à venda na Toca do Urso, em Ribeirão Preto, e nos Bares do Urso. Que tal encher um growler e levar para a casa para a noite da ceia?
Rabanada de cupuaçu: exclusividade dos Pescados na Brasa – Foto de divulgação®
A rabanada, assim como o panetone e as passas (será?), é outro item obrigatório nas festas de fim de ano. Há muitas receitas que incrementam o doce de pão frito no ovo, salpicado de açúcar e canela. Tem gente que usa Vinho do Porto em vez de leite para umedecer o miolo da baguete grande que tem um calibre um pouco maior que as “francesas”, por exemplo. Mas e rabanada recheada com cupuaçu, já tinha visto? Pois no excelente Pescados na Brasa, espécie de embaixada paraense no bairro do Riachuelo (não deixe de conhecer este lugar tão especial), é assim mesmo. Obra da rainha do carimbó, Adriana Veloso, maestra da casa (99359-4753).
Rabanada com sorvete de doce de leite de ovelha: a Casa do Sardo está fazendo rabanada este mês, e parte da produção é transformada em sorvete – Foto de Bruno Agostini®
Na Casa do Sardo, por sua vez, tudo vira sorvete. Neste mês de dezembro, tanto o panetone quanto a rabanada estão disponíveis em versão “gelato” na vitrine refrigerada do restaurante, que tem padaria, confeitaria e sorveteria, numa lojinha junto à porta (tem deliciosos docinhos e tortas, com amêndoas, pistache etc, muito apropriadas para o período natalino). Nem é preciso ir até São Cristóvão, porque eles estão com um serviço de entregas (99075-6688).
A torta basca de pistache: coisa mais linda é você! – Foto de divulgação®
Alguém falou pistache? Um fenômeno recente é a adoração (justificada inteiramente) à torta basca, uma espécie de cheesecake sem base de massa, com consistência quase que de pudim. E uma referência no assunto é Thábata Tubino, que recentemente abriu uma lojinha charmosa no Shopping da Gávea. Para quem pensa que nada pode ficar melhor… Entre as versões do doce que ela está preparando este mês está uma esverdeada, feita com pistache. Encomendas no 97534-7439.
Um Natal delicioso a todos.
Falta só uma semaninha…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.