Como nasceu o melhor tomate assado do mundo – Por Ronaldo Canha, do Vale do Formoso

Eu gosto de pedir assim: com taça de vinho branco, burrata Vitalatte ao pesto e saladinha de rúcula – Foto de Bruno Agostini©

Vocês conhecem o chef Ronaldo Canha?

Um dos grandes cozinheiros do Rio, ficou anos à frente do Quadrucci e hoje dá consultoria para outras casas.
Ele é um grande e admirado amigo nosso.
Sabe aquele tomates, suculentos e deliciosos, que são puro umami e que nos orgulhamos de servir aqui na Palace?
Pois é ele quem faz.
– Esses tomates eu aprendi a fazer com a “nonna” de uma namorada italiana que eu tive. Ela me ensinou, e eu fazia informalmente. Depois comecei a trabalhar com o saudoso José Hugo Celidônio. Ele fazia aniversário, e eu não sabia como presenteá-lo, porque ele tinha tudo de cozinha. Aí, eu fiz um pote bonito, grande, bonito, e levei de presente para ele. Ele ficou muito feliz e no dia seguinte ele me ligou, dizendo que estava apaixonado pelos tomates e que queria começar a servir nos restaurantes dele. E aí, comecei a produzir e a vender para o Club Gourmet. Vamos ver no que vai dar. E, umas duas ou três semanas depois, o Zé Hugo me ligou e disse: “Estou  com um grande amigo aqui comigo. Ele comeu os seus tomates e também quer vender no restaurante dele. Fala com ele aqui.” Ele passou o telefone e era o Claude Troisgros. Aí, eu pirei, né? Ele falou que achou o tomate incrível, que queria vender. Daí a coisa começou a crescer, crescer e chegou nesse ponto aí – lembra Ronaldo Canha, cuja linha de produtos de sua marca, Vale do Formoso, hoje tem mais itens, como molhos de tomate (com alho e manjericão; picante, com azeitonas e manjericão; mix de antipasti e uma pasta com o famoso tomate, com tapenade).
E, nós, temos orgulho de ser amigo dessa cara. E de ter aqui na Palace o seu tomate assado.
E, também, adoramos contar histórias. E valorizar os melhores produtos. Para melhor servir vocês.
Acompanhem, porque estamos começando a contar bastidores e outras curiosidades para estamos reunindo neste projeto de comemorações dos nossos 70 anos. Muito bem vividos. Graças a vocês todos, nossos amigos, clientes e parceiros.
Obrigado em nome de todo o nosso time.
Estamos esperando vocês. Com os tomates do Canha, as ostras do Leo, o jamón do Ramon e muito mais.
Procure eles no Instagram: @valedoformoso
* Este post eu escrevi para o Instagram da Churrascaria Palace, que faz 70 anos em dezembro e com quem estou fazendo uns trabalhos muito legais e que me orgulham. Essa ação é para falarmos dos produtos usados na casa. Fiquem ligados, quem tem muita história legal a caminho.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *