Experiência de vinho e gastronomia em grande estilo no hotel Monverde, em Amarante

O vinhedo vem até a borda da piscina privativa, na varanda da suíte – Foto de Bruno Agostini®

Você abre a porta da varanda e tem uma pequena piscina, com escada, diante do vinhedo, que nesta época está carregado de Avesso, uma uva em alta na região do Minho. Estamos em Amarante, cidade central no mundo do Vinho Verde, uma das propriedades da Quinta da Lixa, uma das maiores vinícolas da área. O hotel Monverde é o epicentro da estrutura de enoturismo da empresa familiar, excelente escapada a partir das regiões do Porto, do Douro e de Coimbra, além de outras cidades muito frequentadas por brasileiros no norte de Portugal, como Braga e Guimarães.

O arroz meloso de polvo, destaque do menu de almoço – Foto de Bruno Agostini®

Destaque para o restaurante, no belo prédio que abriga o lobby e o spa, além de bar, adega e biblioteca. Já havia almoçado ali logo no primeiro dia, um belo arroz meloso de polvo, um lindo boas-vindas, que foi o ponto de partida para um texto sobre a gastronomia local (clique aqui, para ler). Era parte do menu executivo do chef Carlos Silva, que comanda a cozinha do hotel.

O salão junto ao restaurante, no primeiro andar – Foto de Bruno Agostini®

Voltei para jantar, uma degustação, quando eu encontraria um grupo de brasileiros, convidados pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Provamos os vinhos que são vendidos no Brasil pela Quinta da Lixa. Eu faço um trabalho de promoção desses vinhos há um ano, e foi isso o que motivou a viagem de uma semana, entre o Minho e o Porto.

O jantar foi à altura do hotel, que em 2021 ganhou importante prêmio de enoturismo, como Experiência do Ano. O nome completo, inclusive, é esse: Monverde Wine Experience Hotel.

No salão lotado (reserve o jantar), começamos brindando com Guigas.

O crocante de massa folheada com creme de fungos do bosque – Foto de Bruno Agostini®

À mesa, abrimos primeiro um Compromisso. E recebemos um amuse bouche, que foi um vol-au-vent de cogumelos, com a cestinha de pão de praxe, com azeite e manteiga.

O peixe vermelho na louça azul: contrastes – Foto de Bruno Agostini®

O vinho acompanhou, ainda, um atum grelhado quase cru contrastava com o prato azul, e um coulis de manga, refrescante, perfeito para lambuzar o peixe.

O robalo bem grelhado, com a pele – Foto de Bruno Agostini®

Um robalo com molho de lingueirão vinha com delicado purê de batata esverdeado pela salsinha veio em seguida, junto com uma garrafa de Morgado da Vila, corte de Alvarinho, Loureiro e Arinto, muito refrescante e gastronômico.

Bacalhau crocante, com Alvarinho da Quinta da Lixa, ou seja, da casa – Foto de Bruno Agostini®

O bacalhau envolto em massa filo foi boa solução para dar um crocante ao peixe, com bom resultado foi harmonizado com o Alvarinho.

Chocolate, frutas vermelhas e Touriga rosé: harmonização do chef – Foto de Bruno Agostini®

Encerrando, uma clássica combinação entre chocolate e frutas vermelhas. Com o Touriga Nacional rosé, ficou uma delícia de verdade, encerrando com leveza uma refeição com vinhos refrescantes e cozinha delicada.

O Avesso natural, com maceração de cascas – Foto de Bruno Agostini®

Terminamos, mesmo, foi com o Avesso 2018, parte de um projeto experimental do enólogo com esta casta, que está entrando na moda em Portugal. Feito com maceração de cascas, na linha vinho laranja, fermentou com leveduras indígenas.

O Pét-Nat, destaque das novas linhas da Quinta da Lixa – Foto de Bruno Agostini®

Assim como o Pét-Nat, que havia provado de tarde, degustação seguida de visita ao vinhedo de onde sai a Alvarinho usada neste corte, que tem ainda Loureiro (meio a meio).

A adega não abriga só os vinhos da casa, mas tem boa seleção de vinhos portugueses e champanhes – Foto de Bruno Agostini®

SERVIÇO
Monverde Wine Experience: Quinta de Sanguinhedo 166, Castanheiro Redondo, Telões, Amarante – Portugal. Tel. +351 (255) 143-100. www.monverde.pt Instagram: @monverdehotel

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *