Há cerca de 100 dias o Irajá Gastrô lançou seu menu de almoço, bem interessante. De um lado, uma fórmula executiva, com couvert, entrada, principal e sobremesa, a R$ 90. É a Cozinha de Mercado, que varia semanalmente, ficando em cartaz de segunda à sexta, de 12h às 16h.
Quando fui (menu no fim do post), havia taco de costelinha, atum na brasa com salada de batata e wasabi e bolo gelado de maracujá.
Vale destacar, ainda, o crocante de tapioca, praticamente uma pizza bianca de pão de queijo, que é viciante, e enobrece o couvert.
Do lado esquerdo existe um menu fixo, onde os itens podem ser pedidos à parte, incluindo o couvert, indispensável.
Desta parte, eu provei o lobster roll, quando estive no dia em que lançaram o menu de almoço (que rendeu este post aqui). Excelente, e foi difícil não pedir novamente.
Pedi mais três petiscos: o quarteto de ostras, com dois molhos vinagretes distintos, cítricos e adequados para elevar os mariscos, fornecidos por Marcelo Malta, acima da média.
Depois, um tiradito para lá de interessante, de salmão, com molho de maracujá, trufas e quinoa, o que parece dissonante acaba se encaixando muito bem neste caso. Sobressai a textura e o tostado do grão andino, bem como o cítrico acentuado do maracujá, bem entrosados com a untuosidade do peixe.
Aí, veio a caesar salad, que traz um franguinho frito de primeira linhagem, que logo me remeteu a outro prato do Grupo Irajá que provei recentemente e adorei: a popcorn fried chicken, uma delícia de frango frito, com molho de queijo azul (excelente petisco junkie).
Simpático, eficiente e adequado ao menu proposto é a carta de vinhos, escrita á mão pela sommelière Julieta Carrizzo, que escolhe a dedo cada rótulo. Fomos no Lazy Winemaker Viognier, um belíssimo exemplar da Viña Echeverria, produzido no Vale de Curicó, que chama a atenção pela grande estrutura e linda cor dourada, mas também pela exuberância aromática, a acidez marcante e muita fruta, desde cítricos como abacaxi e limão siciliano até pêssego, com notas florais adornando esse perfume agradável e marcante.
No final do almoço, antes da torta de maracujá, chegou o chef Thiago Berton, para iniciar os trabalhos do jantar. Logo depois, volta ele com uma cortesia em forma de petisco, off-menu de almoço: foi a cereja do bolo. Um brioche tostado com ouriço (também do Malta) e ovas de salmão. Um arraso.
Com ele, o sommelier indicou uma taça do Spring Vouvray de Vicent et Tania Carême, um lindo Chenin Blanc do Loire, com muito frescor e acidez, mas ligeiro açúcar residual que moldou perfeitamente o sabor do ouriço, das coisas que mais amo na vida. Obrigado, chef.
Serviu, ainda, para se harmonizar com a sobremesa, o bolo gelado de maracujá. Bingo! Uma escolha dois-em-um!!!
E, assim, me despeço, recomendando com entusiasmo um almoço bem tranquilo no Irajá Gastrô, com tempo para explorar com calma o menu, variando os pedidos entre os dois lados do menu: vai por mim.
LEIA TAMBÉM:
– O lobster roll de cavaquinha e o lançamento do menu de almoço do Irajá Gastrô
– OMK 2022.04, o Omakasê do Irajá: minha noite de rei no Leblon
– Mais posts sobre restaurantes do Grupo Irajá
SERVIÇO
Irajá Gastrô: Rua Dias Ferreira 233, Leblon. Tel.: 3128-6551. www.irajarestaurante.com.br Instagram: @irajagastro