O “pan amb tomaquet”, clássico petisco catalão, será uma das estrelas do café da manhã, novidade do Venga

Modo de fazer: pegue um bom pão, esfregue um bom tomate, regue com bom azeite e polvilhe bom sal (em flor) – Foto de Bruno Agostini

Foi na Espanha, há muitos e muitos anos, nos tempos em que a filha ainda usava fraldas, que eu descobri como é bom começar o dia com “pan com tomate”. Não usei a grafia mais popular pois estava em Granada, se estivesse no berço desta maneira de servir o tomate sobre uma fatia de pão, a Catalunha, teria escrito “pan amb tomaquet”, que é a maneira mais correta de se referir a este petisco para qualquer hora.

Não é simplesmente meter fatias de tomate no pão. É pegar uma torrada, dessas derivadas de pães leves e porosos, no ponto certo de tosta, e nela esfregar um tomate bem maduro e suculento, com cuidado para não machucar demais o pão, mas com força suficiente para trazer aquele suco vermelho, ácido e adocicado, puro umami, que um bom tomate entrega. Um fio de azeite, ou um pouco mais, a seu critério. Uma pitada de (flor) sal, ou um pouco mais, a seu critério. E pronto! Aí a gente pensa: como  precisamos de tão pouco para ser feliz?

Aprendi a comer de manhã em Granada, e além de sempre repetir o processo na Espanha, faço muito em casa, onde também sirvo uma variante, o “tomate rallado”, que nada mais é do que um molho frio (e feito a frio) de preparo mais que simples: rale tomates bem maduros no ralador (óbvio…), tempero com azeite e flor de sal, e sirva sobre torradas. Uma maravilha. Das melhores coisas simples do mundo, só isso.

Na minha última visita me chamou a atenção a qualidade do pão, e do pan amb tomaquet, claro – Foto de Bruno Agostini

Tudo isso só para dizer que logo que eu escrevi sobre os cafés da manhã preferidos o Fernando Kaplan, do Venga, me enviou uma mensagem, dizendo que em breve vamos ter “desayuno” na casa. Respondi: “Boa!!! Os pães já estão no ponto. Quero pan amb tomaquet, manchego, huevos rotos!!!”

Ele me enviou a foto, com uma amostra. Além dos citados (fui na mosca!), temos embutidos ibéricos, torta de Santiago, e outras maravilhas da cozinha espanhola, tão bem representada no Rio pelo Venga, suas tabernas e chiringuitos.

– Só iremos servir, por enquanto, no Venga Chiringuito, em Copacabana, aos sábados e domingos, de 9h30 às 13h. Vai começar no dia 06/04.”, informa Kaplan.

Os pães ao lado da vitrine de tapas frias (ficamos de olho nos “pimientos del piquillo rellenos con bacalao”) – Foto de Bruno Agostini

Que maravilha. Era um caminho natural, visto que descobri na minha última visita que temos agora uma padaria na filial de Ipanema, que fornece também para as outras três unidades do grupo. E posso dizer. O pan amb tomaquet de lá está espetacular. Nível Espanha.

Por ora, fiquem com esta foto que resume bem o menu do café da manhã ibérico que ainda não foi lançado (será nos próximos dias, informamos no Instagram @menu_agostini) mas já estou doido para provar.

No mais… siga também no Instagram @menu_agostini

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *