Vinho da Semana: Cristofoli Perso Brut Rosé, honrando a tradição brasileira no quesito

Um belo espumante rosado nacional também vai bem – Foto de Bruno Agostini

Algumas das melhores refeições que fiz antes da quarentena foram em casas do Grupo Irajá. Minha derradeira visita a um restaurante foi justamente ao Irajá, acho que uma semana antes de me trancar em casa. E, como sempre acontece, os vinhos escolhidos pela sommelière Juliana Carrizzo valorizaram a comida e vice-versa – fora isso, também de acordo com o habitual, conheci novos rótulos de pequenos produtores.

Destaque foi para o Cristofoli Perso Brut Rosé, um espumante delicado, com borbulhas finas e coloração clara salmão (aliás, se daria muito bem, certamente, com este peixe, bem como outras espécies mais gordas, como atum, mariscos, crustáceos e porco – incluo aí feijoada).

Um vinho fácil de beber, com aromas cítricos, de casca de maçã e um toquezinho floral.  Na boca é vibrante, com acidez bem equilibrada.

Foi o abre-alas de um lindo almoço, escoltando maravilhosamente um quarteto de entradas que deixou saudades: salpicão de ostras em suas conchas, simplesmente incrível; carpaccio de atum com foie gras e molho e anchovas – que criação acertada!; uma versão da caesar salad; a combinação de Burrata, quiabo tostado, basílico e, finalmente, um beignet de camarão inesquecível. Tudo lindo, delicioso e bem harmonizado.

(Em tempo: o Grupo Irajá está com um menu especial para os tempos de quarentena, e a Juliana anda fazendo um minucioso trabalho de curadoria de vinhos. Entre em contato com eles: site, telefone 2239-7632 ou WhatsApp 96524-2522, além de poder falar diretamente com a Juliana, no Instagram @julietasomm / @grupoiraja. Um detalhe: os vinhos da casa estão muito bons: tem espumante brut e rosé, além de um branco e um tinto).

Neste link, na página da vinícola no Facebook, eles ensinam quatro receitas com esse espumante que honra a tradição brasileira no quesito: https://www.facebook.com/VinhosCristofoli/photos/ficou-com-vontade-de-preparar-um-drink-diferente-para-uma-ocasi%C3%A3o-especial-apren/1257208981050853/

Um deles é o BERRY BLUES, muito simples de fazer.

Prepare em: taça flute.

Ingredientes:

– 1 morango médio cortado em fatias;

– 10ml de licor de framboesa;

– 10ml de licor de amora.

Modo de fazer: misture os ingredientes na taça e complete com o Cristofoli Perso Espumante Brut Rosé.

Deixo o site da vinícola, onde é possível comprar os vinhos da casa: https://www.vinhoscristofoli.com.br/

Saúde!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *