Cama e Mesa: os quase benditos ovos florentinos do Quitéria Café, no Ipanema Inn

 

Os ovos florentinos, com espinafre: bela combinação verde-amarela – Foto de Bruno Agostini©

Se eu pensar no mundo mais-que-perfeito, o café da manhã teria certamente eggs benedict, aquela composição indecente de ovos poché de gema mole depositados sobre muffins fofinhos, com molho hollandaise escorrendo sobre tudo. O completando clássico é o peameal bacon, algo surreal de bom, mas que não encontramos por aqui, substituindo por lombo canadense – ou mesmo bacon ou salmão defumado. Em todos os casos, é uma delícia.

É um clássico da hotelaria, sobretudo a norte-americana. Por aqui, o prato ganhou adeptos nos últimos anos, e é relativamente fácil encontrar boas versões dele. A do Empório Jardim se coloca na categoria impecável, que pode ser complementado com salmão ou peito de peru, ambos defumados. O mesmo vale para os do Arp Bar, no Arpoador, e do monumental café da manhã do Pérgula, no Copa. São os que me recordo de cabeça.

Quando quero me dar um dia especial de presente, começo pensando no café da manhã. Num dia desses assim, eu zarpei rumo a Ipanema, e pensei em voltar ao Empório Jardim, porto seguro de sempre, dos meus lugares preferidos. Por causa dos ovos beneditinos, os marroquinos, os gougères e tantas outras delícias, incluindo os pães deliciosos, os smoothies, os sucos bem bolados, e os bolos do dia.

Porém, resolvi diversificar, e fui para o Quitéria Café, no térreo do hotel Ipanema Inn, na mesma rua Maria Quitéria, caminho do mar. Tinha excelentes lembranças de alguns jantares que tive ali, um ambiente charmoso e arejado, com a cara dessa Ipanema cosmopolita e jovial que tanto amo.

Foto de Bruno Agostini©

Nem precisei ver muito o menu (clique para ver o PDF online).

Bati o olho em algo que sempre chama minha atenção: ovos. Sobrenome? Florentinos. Alusão a essa cidade mágica que é Florença, e também aos ovos beneditos. É uma versão vegetariana, sem carnes de nenhum tipo: dois ovos, espinafre refogado, molho holandês e muffin artesanal, feito ali. Uma sedutora torre, com três andares, numa composição linda, com as cores do Brasil, numa construção de sabores e textura muito bem acabada.

A gema perfeita que escorre, o pãozinho fofinho, que vira esponja absorvendo ela, e o molho.  Além de tudo, é lindo.  Deu vontade de voltar.

 

SERVIÇO
Quitéria Café: Hotel Ipanema Inn, Rua Maria Quitéria 27, Ipanema. Tel.: 2267-4603. www.ipanemainn.com.br/quiteria

E MAIS:
– Cama e Mesa: o café da manhã do Pérgula, no Copacabana Palace, e os benedict eggs
– Devotos do ovo matinal: começar o dia com beneditos, shakshuka ou rancheros é pura felicidade
– Retrato de um Prato: benedict eggs e a “sauce hollandaise”, de fato uma receita abençoada
– Seleção Carioca: os melhores brunches do Rio
– Clássico da hotelaria de luxo, saiba onde comer ovos beneditos perfeitos no Rio de Janeiro
– Seleção Carioca, o melhor do Rio: os quatro melhores cafés da manhã da cidade (fora dos hotéis)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *