Chef chileno Mathias Cifuentes apresenta novo menu no restaurante L’Etoile, no topo do Sheraton

O duo de pato: coxa confitada e magret com emulsão de beterraba e ameixas – Foto de divulgação / Alexander Landau®

Localizado no 26º andar do Sheraton, o restaurante L’Etoile tem uma das melhores vistas da cidade, com toda a orla de Ipanema e Leblon compondo a paisagem. A cozinha está à altura, servindo um menu com técnica francesa apurada, hoje nas mãos do chef chileno Mathias Cifuentes, um dos mais talentosos da cidade. Ele, que está na casa desde a inauguração, no início de 2014, está lançando esta semana o seu novo menu – com inspirações que mesclam técnicas francesas, com receitas chilenas e produtos brasileiros. (Para ver o menu completo, clique aqui).

“A ideia para este menu foi usar como base pratos clássicos da culinária francesa misturados com minhas raízes chilenas e brasileiras. Aprimorando desta forma técnicas e produtos, que são sempre locais e frescos”, conta Cifuentes.

Entre os destaques da nova carta estão a entrada “tiradito de peixe do dia, avocado fatiado, emulsão de leite de tigre levemente apimentado e ovas de tobiko”; o prato principal “peixe do atlântico, ragu de trigo mote, chouriço, abóbora espuma de mexilhão e açafrão finalizado com vinagrete de quiabos grelhados”; e a sobremesa, assinada pela chef pâtissier Elena Yepes, “pina colada com abacaxi caramelizado, sable breton e sorvete de coco Malibu com cremoso de coco”.

As receitas do L’Etoile levam a menor quantidade possível de açúcar e quando solicitado o chef prepara menus degustação veganos e vegetarianos, de acordo com as preferências dos clientes. Algumas das novas entradas vegetarianas e veganas são: “emulsão de grão-de-bico com berinjela assada, legumes na brasa e crocante de cebola”; “texturas de palmito, caju e cítricos com avocado e folhas da estação”. Para os pratos principais há “nhoques de queijo de boursin e molho de alho confitado, cogumelos a provençal e tomate cereja”; “ragu de trigo com abóbora e cebola caramelizada, legumes em tempurá e vinagrete de quiabos assados”; e “berinjela escabeche, legumes da horta em tempurá e glas de laranja”. Outro destaque vai para o “duo de pato”, com a coxa confitada e o magret grelhado, servidos com emulsão de beterraba e ameixas, picles de frutas vermelhas, molho de beterraba, mel e vinagre balsâmico. 

O chef francês e suas rãs: de volta ao nome menu do L’Etoile – Foto de Bruno Agostini®

Além das novidades, continuam no menu algumas receitas “tombadas”, como a rã do chef francês Jean Paul Bondoux, um clássico da casa feito com alho, salsinha e ninho de batata frita – simplesmente sensacional – impossível não pedir. (Para ler sobre este prato em um post sobre o primeiro cardápio de Mathias Cifuentes no L’Etoile, lançado em setembro do ano passado, clique aqui).

Também é o único lugar no Rio a servir uma autêntica Bouillabaisse, com “peixe de rochas glaceado na laranja, polvo, camarão, batatas confitadas e salada de funcho”. Bravo!!!!! Não vejo a hora de provar as rãs e a sopa típica de Marselha! Merci, chef Cifuentes, meu amigo. Muchas gracias!!!

Quem preferir, pode ir no menu degustação, que custa R$ 410 e é servido em sete etapas. Outra possibilidade é ir na experiência chamada “Celebre o amor no L’Etoile”, assim descrita no site: “Transforme seu jantar em um momento inesquecível com uma celebração romântica ou um pedido de casamento. Aproveite o máximo deste momento especial com alguns benefícios de nosso restaurante”. Custa R$ 1200 e inclui menu também em sete etapas, espumante de boas-vindas, flores e bolo personalizado. É preciso reservar no 2529-1299.

 

SERVIÇO L’Etoile: Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, Avenida Niemeyer 121, 26º andar. Tel.: 2529-1299. Instagram: @letoilerio https://www.letoile-rio.com.br/pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *