De Bar em Bar: Locale, uma pizza de bairro, com jeito italiano e tempero brasileiro

A pizzaria tem apenas três mesas e seis lugares nos balcões – Foto de Bruno Agostini®
Lugares pequenos me cativam, e tenho real apreço por estabelecimentos miúdos, de poucos lugares, para observarmos de perto as coisas grandes que fazem, de muitas virtudes.
Saí assim, com a impressão de que voltarei muitas vezes, da Locale, uma pizzaria com P maiúsculo pelo que entrega , e com p minúsculo pelo seu tamanho. Na medida do que gosto.
O forno, por sua vez, é imenso, desses que – literalmente – fecham quarteirão.
– Interrompemos o tráfego para conseguirmos colocar o forno na casa – conta Guilardo Rocha, sócio e idealizador desta pequeno e recomendável local, quase oásis em plena Barata Ribeiro.
Locale diz muito sobre este local. Com seus pães, Guilardo participa da Junta Local. Em suas coberturas (pizza não tem recheio, o que tem recheio é calzone), ele explora produtos locais. Tem burrata da Fazenda Vermelha, taleggio da Serra das Antas etc. É uma pizza de bairro, com jeito italiano e tempero brasileiro. Tem apenas três mesas e seis lugares nos balcões. Faz muitas entregas. Vem angariando fãs.
Quer mais?
– Nossa principal farinha é a Origem, da Irati. Além dela, utilizamos também o trigo em grão da Orgânicos Paullinia, que moemos na própria casa em um pequeno moinho alemão. Com isto,  temos uma farinha integral incrível. Vou te passar dois posts que tratam disso em nosso Instagram (link 1; link 2) – disse ele, ontem, por WhatsApp, enquanto tratávamos de seu ingresso como parceiro Duo Gourmet, app e guia de restaurantes do qual sou honrado curador no Rio. @duogourmet_rio
Guilardo, Antonietta e Ferdinander: um trio que se completa – Foto de Bruno Agostini®
Suas pizzas são originais, mostram assinatura, fora o talento na panificação e na curadoria de produtos. Além dos itens comestíveis vale destacar os líquidos: são cervejas como o lançamento Hocus Pocus Maná, a infalível Three Monkeys Classic IPA, Pilsner da Ferdinander, Born 2 Rock, da Oceânica, além de kombuchá K- Probióticos, Baer Mate e vinhos da Valmarino.
– Mas nosso molho de tomate fazemos questão de  preparar – diz Guilardo.
A marinara Locale: molho de tomate da casa, alho confitado, ervas frescas, azeite defumado, chimichurri e flor de sal – Foto de Bruno Agostini®
Provei três variedades: uma marinara, com ervas tostadas e alho confit, toque da casa na mais pura e simples das pizzas (sempre peço). Assim está no menu: “Um clássico napolitano sem queijo que enaltece a massa, o molho e frescor das ervas. Molho de tomate da casa, alho confitado da casa, ervas frescas, azeite defumado (Plezi), chimichurri e flor de sal.”
Homenagem á Úmbria: alho negro em vez de trufas Foto de Bruno Agostini®
Depois, pedimos uma sazonal, em homenagem à região da Úmbria. A cada dois meses o menu – no fim do post – tem uma lista de sazonais: este fica em cartaz até o fim do mês. “Cogumelos, alho negro e uma base de queijos brancos: o mais profundo sabor da terra brilha nesta pizza cheia de contrastes e surpreendente. Eleita pela equipe a melhor que já fizemos. Ingredientes: mozzarella fior di latte, ricota, cogumelos paris (refogados na manteiga e vinho branco), alho negro, parmesão, chimichurri e tomilho” é a descrição, sempre apetitosa do cardápio.
Antonietta: molho, caciocavallo, linguiça defumada, cebola roxa, orégano fresco e parmesão – Foto de Bruno Agostini®
Para encerrar, acatando sugestões, fomos numa de linguiça, apreciando um belo embutido.
Trata-se da Antonietta: “Nossa versão de pizza calabresa: artesanal e local. Campeã de vendas. Molho de tomate da casa, queijo caciocavallo (Queijos do Vale), linguiça defumada (Arcos Carballiño), cebola roxa, orégano fresco e parmesão (RAR)”.
Limoncello, uma enquete: no copo americano ou na tacinha? – Foto de Bruno Agostini®
Para encerrar, um limoncello artesanal e…
“Não faço pizza doce, não tem sentido”, diz Guilardo, com minha concordância – Foto de Bruno Agostini®
… e dueto de mousse de chocolate: preto e branco.
Grazie!
#selecaocarioca
* Este post foi escrito originalmente para o Instagram @brunoagostinifoto. Segue lá. O @menu_agostini também
SERVIÇO
Locale: Rua Barata Ribeiro 516, Copacabana. Tel.: 21-2147-0713. contato@localepizza.com.br Instagram: @localepizza.rj https://linktr.ee/localepizza.rj
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.