Dupla dinâmica: os chefs italianos Silvio Podda e Michele Petenzi assumem a cozinha do histórico Albamar, no Centro do Rio

Os dois chefs durante almoço no Consulado da Itália, no final do ano passado, quando a parceria da dupla domeçou – Foto: Reprodução do Facebook

Eu, assim como quase todo mundo, tenho apreço por restaurantes antigos, com História pra contar. E é triste ver uma casa com décadas de vida parecer estar irremediavelmente condenada à morte. 

Ficava aflito todas as vezes em que ia ao Albamar, tão querido lugar. Tive altos e baixos por lá na última década. Comi nem muitas vezes, mas também já tive experiências pouco satisfatórias. 

Daí que foi com grande entusiasmo que soube, há cerca de dois meses, que dois dos meus cozinheiros preferidos vão assumir a as panelas da casa: os italianos – ótimas pessoas também – Silvio Podda, da Casa do Sardo (e outros três endereços) e Michelle Petenzi (passagens por Il Borgo del Conte, Satyricon e Quadrifoglio).

Além disso, Petenzi está dando consultoria ao L’Ulivo, em Copacabana, que sofreu com a saída de seu conterrâneo Renato Ialenti, hoje no Alloro. 

– Tudo vai começar na sexta feira de Páscoa! Menu degustação sob reserva e uns pratos novos, bem tradicionais com muito sabor – explica o chef Petenzi, que já me serviu um jantar maravilhoso em seus tempos de Quadrifoglio (leia aqui).

A famosa vista do restaurante: barquinhos, a Ilha Fiscal, e a Ponte Rio Niterói – Foto de Bruno AgostiniAgora, ao que me parece, o Albamar acertou, e tem tudo pra decolar. Os caras cozinham muito.  São especialistas  em pescados, e em conjunto dominam todo o receituário italiano: massas, peixes, carnes, saladas etc. Some-se a isso o charme do edifício histórico – resquício do antigo Mercado Municipal (que estupidez acabar com ele) – e a maravilhosa vista para a Baía de Guanabara, com direito a barquinhos flutuando, Ilha Fiscal, Ponte Rio Niterói, Serra dos Órgãos e aviões pousando no Santos Dumont, pronto: tênis a fórmula para  lindo restaurante. 

O cardápio ainda não está 100% pronto, mas já há alguns dias Petenzi já vem colocando sugestões do dia, e fazendo testes de aceitação com o público. 

Pra encerrar, vale lembrar que, entre as quatro casas do chef Silvio Podda uma está tinindo de nova: o café O Quarto Mouro, nome relativo à bandeira da Sardenha. Em breve vamos conferir a novidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *