Estive no Elena uma semana antes da abertura oficial, ainda no sistema de soft opening, para algumas pessoas. Tive a sorte de ser uma delas.
Saí de lá certo de que o lugar vai bombar, e muito. Tem todas as credenciais para isso, começando pela dupla Alex Mesquita e Itamar Araújo, dois profissionais completos em suas áreas. O primeiro, é um bartender de excelência, detrás do balcão, fazendo seus drinques, elegantes no preparo, como se vê na foto, na aparência, e – sobretudo – no sabor. O segundo, um cozinheiro desses que joga nas 11: começou na confeitaria, migrou para a cozinha salgada, e assumiu o Mee, estrelado do Copacabana Palace. Só isso.
Entrei na casa, e que casarão, histórico, uma antiga sede de fazenda do século 19, e mesmo já conhecendo um pouco do projeto, ainda assim fiquei um tanto assombrado com o espaço. Moderno, com impressionante jogo de luzes, e com projeções. Algo espetacular, quase uma instalação artística. Pensando bem, é praticamente isso mesmo: por trás dessa atmosfera está Batman Zavareze, o cara que fez a abertura da Olímpiada de 2016, o projeto do restaurante Mesa do Lado, do Claude Troisgros, e o show de posse do Lula, em Brasília. O cara tem o dom. Fato.
Fui para fazer uma reportagem para a revista Rio Já. Uma pauta sobre o Horto, e parte do Jardim Botânico, repleto de excelentes novidades, grande parte muito nova, aberta este ano. Para ler a matéria completa, clique neste link.
Escrevi assim, depois de abrir falando da Casa 201, de João Paulo Frankenfeld, na rua Lopes Quintas:
“Perto dali, na rua Pacheco Leão, descendo em direção ao Horto, encontramos mais uma novidade muito aguardada pelos cariocas: é o restaurante Elena, que tem dois craques no comando. Na cozinha, quem dá as cartas é o chef Itamar Araújo, que trabalhou no Copacabana Palace, época em passou um período na Ásia, estudando a gastronomia daquele continente, antes de assumir o Mee. No bar, outra referência na hospitalidade carioca, o mixologista Alex Mesquita, que está de volta ao Rio depois de uma temporada em São Paulo.
A dupla é responsável pelo burburinho em torno da casa, que é superlativa em todos os sentidos. São dois andares, num casarão histórico que passou por grande reforma, com decoração moderna, projeções de vídeos, trilha sonora bem selecionada, num trabalho que contou com a participação de outro nome de peso: Batman Zavarese, que cuidou da concepção visual e musical do espaço, que se for classificado de suntuoso não é exagero. É bom também reservar, apesar dos quase 200 lugares.
No primeiro andar ficam o bar, logo à entrada, e o salão principal, de onde avistamos a cozinha envidraçada, da qual sai um menu vasto e certeiro, que passeia pelo continente asiático, produzindo receitas bem elaboradas, como kimchi de acelga fermentada com especiarias coreanas; salada de folhas e tangerina, alho crocante, amendoim e molho thai; vieiras grelhadas no molho X.O; espetinho de barriga de porco, caramelo de misso e picles de mostarda; dumplings de camarão; gyoza de porco e nirá com molho shoyu e vinagre; harumaki de wagyu e molho sweet chili; katso sando, com pão tostado, barriga de porco empanada, coleslaw e molho tonkatsu; rolinhos vietnamitas de porco, black funghi, e molho sambal de tangerina; tempurá de milho; pad thai de frango, com coentro, tofu, broto de feijão; e curry vermelho, filé mignon, berinjela, tomate cereja, ervas e cebola crocante. Tem até um braseiro, onde assam peixes, camarões carabineiro e wagyu, entre outras peças.
Confeiteiro renomado, Itamar (da sensacional CreamyPatisserie) faz sobremesas incríveis, e elas não devem ser dispensadas, como o bolo de chocolate, ou mesmo a banana frita com toffee de missô.”
Infelizmente, por questão de agenda repleta (ainda bem!), não consegui voltar. Mas, penso nisso quase todo dia. Se eu fosse você, iria em meu lugar. O Elena tá foda, em todos os aspectos. Reserve, pois tá lotando. Como gosto de dizer: #vaipormim
SERVIÇO
Elena: Rua Pacheco Leão 758, Jardim Botânico. Tel.: 21-97186-8923. Instagram: @elenahorto (tem link para reservas). www.elenahorto.com