É preciso que se faça a encomenda, com pelo menos 24 horas de antecedência – tempo de comprar a peça e de fazer a marinada, que deve ser de (pelo menos) um dia para o outro: trata-se do famoso e fotogênico joelhão do Herr Pfeffer, corte especial que inclui parte do pernil de porco. É muita carne, com diferentes texturas e sabores.
Como se vê, não é algo para poucos, mas um programa coletivo:
– Eu digo que deveriam ser, no mínimo, 8 pessoas. O joelhão serve bem de dez a 12. Nós cobramos por quilo, R$ 62. E as peças têm, em média, 4,5 kg – diz o amigo Fábio Santos, sócio da casa, logo no início da rua Conde Bernardotte, um bastião da cozinha e da cultura alemã no Leblon – casa irmã da Adega do Pimenta, em Santa Teresa, onde este monumento suíno também pode ser apreciado.
Você só precisa escolher a cerveja que vai finalizar o preparo, cobrada à parte, fundamental para dar sabor ao molho, e terminar o processo de cozimento, caramelizando ainda mais a carne…
Quando ele vai ao salão, para isso, chama a atenção de todos, invariavelmente.
Digno de tombamento, deve ser guarnecido com algumas das especialidades da casa, como a batata roesti – a melhor do Rio -, a salada de batatas (cobradas à parte) e a pimenta preparada por eles, que arde de verdade, honrando a tradição do Herr Pfeffer/Adega do Pimenta.
A carne fica muito saborosa, depois de horas e horas na marinada, e de um bom tempo de forno, que a deixa se desmanchando facilmente.
Delícia de verdade.
Delícia de verdade.
Fiquei com MUITA vontade de repetir…
Só de escrever e editar o vídeo, que eu posto ainda hoje nos perfis @brunoagostinifoto e @menu_agostini no Instagram (olha lá, e segue a gente).
SERVIÇO
Herr Pfeffer: Rua Conde Bernadotte, 26, Leblon. Tel. 2239-9673. www.herrpfeffer.com.br Instagram: @herrpfefferleblon
Herr Pfeffer: Rua Conde Bernadotte, 26, Leblon. Tel. 2239-9673. www.herrpfeffer.com.br Instagram: @herrpfefferleblon