Retrato de um Prato: churrasco de atum do Satyricon, um segredo fora do menu que é uma das melhores pedidas

Churrasco de atum do Satyricon: a grandeza da simplicidade – Foto de Bruno Agostini

Em restaurantes confiáveis é sempre bom chamar o maître e saber dele os pratos do dia, os itens fora do cardápio, os ingredientes sazonais e o que há de melhor e mais fresco no momento. Acredite, quase todos têm os seus segredos e reservam boas surpresas. Fora os itens sob encomenda, como o Kama, a bochecha do atum “Blue fin” assada e grelhada; e servida com molho secreto Nagayama. Certamente um dos pratos mais incríveis em cartaz no Rio, e que deve ser encomendado com antecedência de pelo menos 24 horas. Peça uma garrafa de saquê seco, e desfrute do contraste com o molho agridoce , que realça os distintos sabores e texturas que encontramos no mesmo corte (custa R$ 200, para dois ou três).

– A gente recebe três ou quatro peças por mês – diz o maître da casa, Felipe Ishihama (sobre o Naga, escrevo com mais detalhes em breve).

O Boni, por exemplo, pedia muitas vezes os pratos dos funcionários, no Antiquarius. No Esplanada Grill podemos pedir um belo Oswaldo Aranha, e no Guimas há vários pratos e drinques “secretos” ou feitos sob encomenda. Não faltam exemplos, e quase todos os restaurantes guardam seus pratos especiais conhecidos pelos mais assíduos fregueses.

É o caso do Satyricon, e se falamos de atum, segredos e melhores pratos do RioEnoteca Agostini, cumpre saber que uma refeição ali não deveria jamais dispensar um prato fantástico, em toda sua simplicidade. Quando provei, não figurava no menu, e foi uma sugestão do sommelier Raphael Dias Zanon, servido para acompanhar dois lindos vinhos da vinícola italiana Planeta, da Sicília, o seu refrescante rosé, um dos exemplares da categoria de que mais gosto, e um tinto leve e delicado. Trata-se do churrasco de atum, que no Japão chamaríamos de tataki. Um belo naco grelhado, e servido como convém a um vinho siciliano: à moda mediterrânea, só com azeite e sal, toque cítrico, e um pouco de rúcula.

Entrou pra minha galeria de pratos marcantes da vida, e sempre que penso no Satyricon eu penso nesse prato, tanto quando nos lagostins grelhados e naquele serviço imenso, co Gran Piatto di Mare, com ostras, mexilhões, vôngoles, vieiras e outros pescados, crus em gloriosos tartares e carpaccios, ou em forma de salada (de lulas, por exemplo) e conservas (tonno sott’olio). Esse churrasco de atum é um monumento, segredo compartilhado por poucos, e que agora revelamos ao mundo. Pode espalhar, sim. E, de preferência, peça com uma garrafa do Planeta Rosé. Ou aceite a sugestão do Zanon.

 

SERVIÇO
Naga: Shopping Village Mall, Avenida das Américas 3.900, 3º piso, Barra da Tijuca. Tel. (21) 3252-2698.
Satyricon: Rua Barão da Torre 192, Ipanema. Tel. (21) 2521-0627. www.satyricon.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *