Sobre um prato ítalo-amazônico no Sult, e que pode virar um maremonti, a pedidos

Pirarucu, risoto de tucupi com castanha-do-Pará, regado com molho roti – Foto de Bruno Agostini
Eu não me canso de repetir. O Sult, em Botafogo, é das melhores novidades deste 2020 tão estranho. Com menu de inspiração italiana, a comida é de alto nível, e os pratos soam sempre apetitosos. Tem arancini de risoto de abóbora com fonduta de queijo, carne cruda, cogumeslos cacio e pepe; de entrada, lombo de vitelo à milanesa, lasanha à bolonhesa, espaguete ao vôngole (fique de olho nos pratos com mariscos).
Estive lá umas cinco ou seis vezes, e fui sempre muito feliz. Não só eu, mas outros amigos também são só elogios. Aliás eu sempre encontro amigos lá, sem que tenha combinado. Ao acaso.
E quando falo desse restaurante eu não me refiro só à qualidade da cozinha (aberta e linda, por sinal), mas também estou lembrando do ambiente, do serviço e de uma excelente carta de vinhos. O tal “conjunto da obra”.
Na semana passada, de novo, estive lá por duas vezes, e mais uma vez comi e bebi muito bem, obrigado. É sempre assim.
Na noite de quinta eu provei um excelente molho roti, que passa a noite cozinhando, em fogo baixo, num imenso e perfumado panelão.
Na sexta, me indicaram pedir um pirarucu (fresco), servido com risoto de tucupi, coberto de um falso parmesão ralado, que na verdade é castanha-do-Pará. Sim, um prato legitimamente ítalo-amazônico. Delicioso.
– Eu vou querer, mas só com uma condição: se servirem o peixe com o molho roti – disse.
E assim foi feito. Eu adoro quase tudo com molho roti, mas talvez ache que ele se encaixe (ainda mais) perfeitamente com alguns pescados, como lagostins, por exemplo. Com o pirarucu ficou um escândalo de tão bom.
Perguntei a eles hoje: se alguém pedir assim, vocês fariam?
– Podemos fazer, sim, mas é algo especial, só a pedidos – disse-me um dos socios da casa, meu irmão Nelson Soares, que cuida da carta de vinhos e também dá expediente na cozinha.
Assim, descobri outra virtude do Sult: saber agradar os clientes.
Faça como eu, e depois me diga. Pirarucu com roti. Combina, e muito.
Sim, na taça um tinto.
De nada.
SERVIÇO
SULT: Rua Fernades Guimarães 77, Botafogo.  Tel.: 3486-6777. Página do iFood. Página do Facebook.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *