Aula de harmonização de cerveja: Odin Imperial Stout com torta alemã no Herr Pfeffer

Deu match: combinação perfeita entre comida e bebida a gente vê por aqui – Foto de Bruno Agostini®

Se eu fosse dar uma aula básica de harmonização, certamente eu colocaria para os alunos provarem a torta alemã do Herr Pfeffer com a Odin Russian Imperial Stout, um monumento de cerveja, com seus 10% ABV, que se mostram sem parecer excessivos, muito pelo contrário, estando muito bem integrados.

É uma cerveja monumental, digna dos deuses nórdicos que a marca evoca. Opulenta também define essa cerveja, que consegue manter a elegância mesmo com tamanha potência: sim, pode existir RIS delicada, e esta é prova disso.

Seu amargor na casa dos 50 IBU não sobra nem exagera, com o perfeito equilíbrio da doçura residual na medida exata, para se combinar com queijos como gorgonzola, carnes mais gordas, como costela e cupim (oxalá cozidas na própria cerveja), além de doces com base de chocolate, café e caramelo (queria provar com tiramiù).

Como era de se esperar, sua paleta de aromas transita pelo café e pelo chocolate, trazendo notas ainda de castanhas e amêndoas, algo que me remeteu a nozes e também ameixa seca.

Ela é bem escura, mas sem apresentar turbidez, o que mostra cuidadoso trabalho de filtragem, que reforça a elegância da cerveja.

Incumbido pelo Duo Gourmet de gravar um Reels para o Instagram no Herr Pfeffer para o app – o melhor e maior guia de restaurantes do Brasil -, eu fiz questão de fechar os 90 segundos do vídeo com uma harmonização infalível, para mostrar que a casa é um porto seguro para se explorar o universo gastronômico das cervejas. Tudo ali se combina e se entrosa. O chocolate une a cerveja ao doce, como um abraço. A cremosidade da torta se encontra com o corpo sedoso da cerveja, e as notas de baunilha do creme amanteigado que dá volume e textura à sobremesa, intercalado com biscoito de maisena.

Nota 10!

Para encerrar, digo que o bar da cervejaria no Centro de Petrópolis, parte da chama Vila Cervejeira (Instagram: @vilacervejeirapetropolis), é excelente. Combina o preciso repertório de rótulos da marca com uma gastronomia de alto nível (o que facilmente se explica sabendo que a chef consultora e sócia do bar é a Lydia Gonzalez, do Angá Ateliê Culinário, em Nogueira, lugar que digo – sem medo de errar – é dos melhores restaurantes do estado do Rio, fácil). #vaipormim

SERVIÇO
Herr Pfeffer: Rua Conde Bernadotte, 26, Leblon. Tel. 2239-9673. www.herrpfeffer.com.br Instagram:@herrpfefferleblon
Casarão Odin: Rua Alfredo Pachá 320, Centro, Petrópolis. Tel.: (24) 2245-9629. www.casaraodaodin.com.br www.cervejariaodin.com.br Instagram: @casaraoodin

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *