O alemão Rolf Pfeffer era mestre-cervejeiro da Brahma. Em 1984 abriu um bar em Santa Teresa, que logo ganhou fama pelo chope muito bem tirado, por razões óbvias; e pela cozinha tradicional de seu país, muito bem representada ali.
LEIA MAIS: Todos os posts da Adega do Pimenta
O chope com chucrute atraiu uma clientela fiel ao pitoresco botequim germânico, pequeno na medida para ser um ambiente familiar, com comida excelente a ponto de ser motivo de crônica elogiosa do Apicius (não sabe que foi? Clique aqui para conhecer essa figura, o maior crítico gastronômico da história do Rio).
Conheça a história da Adega do Pimenta
Um desses clientes era Willian Guedes, funcionário da IBM, que batia ponto na casa, com amigos e parentes. Uma turma habitua ganhou o apelido de “Diretoria”, nome que batizou um petisco dos mais especiais: sim, falanos da linguiça da Diretoria, obra-prima da Fazenda do Alemão, em Mendes, uma charcutaria do mais alto nível que ainda é quem fornece embutidos e carnes curadas à moda germânica para o restaurante.
Até que Rolf faleceu. Seu Willian, recém-aposentado, via a casa definhar, nas mãos de um garçom que herdou a birosca, mas que, sem aptidão para gerir negócios, só queria mesmo voltar pro Ceará.
Corria o ano de 1995.
Interessado tanto em dar sobrevida a seu bar preferido quanto em conseguir uma nova ocupação, Willian pensou: “Porque não comprar a Adega do Pimenta?”.
Sem muito hesitar e com apoio da família, fez a proposta é assumiu o balcão, trazendo os filhos para trabalhar com ele, incluindo o Fábio Santos, que em 2002 fundou o Herr Pfeffer, no Leblon, cujo nome significa Adega do Pimenta, em alemão, homenagem ao Rolf, cuja memória celebramos nessas duas casas. Fabinho, como chamamos os amigos, logo se tornou meu mentor cervejeiro, um poço de conhecimento sobre o assunto, e com o tempo virou um irmão.
Assim, a Adega do Pimenta chega aos seus 40 anos. Com uma ótima história pra contar, a do cliente que compra o bar preferido para evitar que ele feche. Foi assim com outros monumentos da gastronomia carioca, como a Adega Pérola e o Galeto Sat’s, ambos ícones de Copacabana.
Casa-mãe do Herr Pfeffer, que é meu bar preferido no mundo, a Adega do Pimenta, naturalmente, ocupa posto de honra no meu altar de predileções.
Viva a Adega do Pimenta, proponho o brinde, que pode ser com o famoso chope bicolor, exclusividade da casa!
LEIA MAIS: Todos os posts sobre o Herr Pfeffer
Lembrando que essa é a última semana para garantir o seu copo comemorativo: a cada três chopes você ganha uma caderneta personalizada para festejar as quatro décadas de Adega do Pimenta.
Ein Prosit!!!
SERVIÇO
Adega do Pimenta: Rua Almirante Alexandrino 296, Santa Teresa. Tel.: 2224-7554. Horário: abre diariamente às 11h30min. De segunda a sexta funciona até as 22h. Aos sábados, até as 20h e aos domingos até 18h. Instagram: @adegadopimenta www.adegadopimenta.com.br