Vinho da Semana: Kuentz-Bas Riesling 2014 – promoção imperdível de um belo vinho

Prato típico da Alsácia: embutidos, carnes defumadas, batata e chucrute – Foto de Bruno Agostini

Na semana passada, já pensando neste post de hoje, publiquei duas reportagens sobre a Alsácia, uma das minhas regiões vinícolas preferidas no mundo, pela qualidade imensa das garrafas, mas também suas encantadoras cidades (links lá no final deste texto).

O “Vinho da Semana” pega carona numa promoção que eu penso estar com ótimo preço:  R$ 168 (valor corrigido esta semana) por uma dupla de garrafas com as duas uvas mais icônicas da Alsácia, ambas de 2014: Riesling e Gewürztraminer. Melhor ainda por ser de um excelente produtor, Kuentz-Bas – tradicional vinícola local, desde 1795 fazendo vinhos por lá, muitos dos quais de maneira orgânica e sustentável, com rótulos biodinâmicos e certificados “Demeter”. Verdadeira pechincha. Detalhe: tem site que vende, só o Riesling, por R$ 123,84, isso sem frete incluído….

Destaco exatamente o Riesling, que é um companheiro perfeito para pratos com porco e vitelo, de modo geral. E a lógica vale para receitas suínas ao redor do mundo, passando por China, Japão, Coreia, Minas Gerais e – sobretudo – as especialidades germânicas que também encontramos na Alsácia: salsichas e outros embutidos, joelho defumado, muito chucrute… Com vitelo à milanesa também se casa muito bem. Igualmente podemos ir de pescados, de mar e de água doce, de peixes a crustáceos e mariscos. Com salmão defumado e arenque é a perfeição. É um vinho versátil, e por conta disso, é minha uva branca preferida.

É para comprar e beber imediatamente, pois a safra 2014 já começa a dar sinais de cansaço – porém, está perfeita para os que gostam de vinhos evoluídos, como é o meu caso. E o preço está imbatível, ainda mais com frete incluído. Mas não demore a beber, não.

Como eu dizia, acho a Riesling uma uva muito versátil, e muitas vezes eu peço uma garrafa para provar com carne, como tantas e tantas vezes já fiz nas mesas do Esplanada Grill, por exemplo (ou neste post, sobre um inesquecível almoço no restaurante Steirereck, em Viena, das melhores refeições de toda uma vida).

Riesling com curry: combina – Foto de Bruno Agostini

Foi o que fiz desta vez também, mas com pimentas e perfumes asiáticos. Tinha um delicioso curry tailandês de carne, na geladeira, do simpático restaurante Lype, no Terminal Menezes Côrtes, no Centro do Rio. Casa especializada em “comida para levar” desde antes da pandemia, tem um cardápio caseiro e variado, com pratos saborosos que podem ser vistos em sua página no Facebook e no Instagram – recomendo.  O prato, feito com carne bovina, leite de coco, especiarias, ervas, coentro e vagem francesa, ficou ainda melhor com o vinho.  Não me espanta o lugar ter uma comida saborosa e reconfortante: no comando da cozinha está Lydia Miya Shiihara, que trabalhou de 2000 até 2015 como subchef no restaurante Roberta Sudbrack. Tantas vezes estive por lá, com ela supervisionando a equipe, com simpatia e talento, legítima discípula da Sud.

O Kuentz-Bas 2014 estava delicioso e evoluído, como disse, com uma coloração dourada, apresentando pedregosas notas minerais características da casta, algo que lembra petróleo, além de umas compotas cítricas. Lembrou, ainda, mel, frutos secos, como damasco, mostrando complexidade.

Só a título de referência: o Gewürztraminer provei com um porco à moda chinesa,  que fiz em casa. Foi um lombo cortado em cubos e salteado com (muita) pimenta, além de cebola, gengibre, shoyu e óleo de gergelim. Também foi bem.

Para encerrar deixo o post que  a Alafia fez no Facebook e Instagram, anunciando a promoção: “Promo Combo Alsácia + Frete grátis (Rio – Capital e Niterói, em até 24h), voltou! As entregas continuam em até 24h em dias úteis, no entanto, aos finais de semana é possível, mas não garantimos a entrega neste prazo, podendo ser postergado até às segunda-feiras – enquanto a promoção durar. O cupom é válido ao escolher a opção “Correios – Sedex” (conforme descrito na promo, para Rio – Capital e Niterói). Adiante-se para receber seus pedidos e aproveitar melhor o fim de semana!
*Os pedidos são preparados em nossa logística de entrega, após a confirmação de pagamento no site.
Confira aqui: https://www.alafiavinhosbrasil.com.br/
Informações no (21) 98840-2641.

E MAIS:
– Contos da Alsácia: um destino, dois países, mil delícias
– Estrasburgo: a grande pequena cidade da Alsácia

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *