CAMA E MESA: Casa Marambaia, em Petrópolis, apresenta novo menu: local, sazonal, orgânico e delicioso

Os surpreendentes tomates fermentados – Foto de Bruno Agostini®

 

A Casa Marambaia, o exclusivo hotel dentro da Fazenda Marambaia, em Corrêas, Petrópolis, apresenta seu novo menu, explorando os ingredientes locais e orgânicos, com produção familiar e sustentável, privilegiando os pequenos artesãos da agricultura e da cultura alimentar.
PARA VER O MENU COMPLETO: clique aqui.

 

Nossa primeira visita, a produtores orgânicos no Brejal – Foto de Bruno Agostini®
O processo de desenvolvimento dos pratos levou mais de dois meses, até o lançamento do cardápio, agora assinado pelo chef Douglas Franco, que aconteceu ontem, em lindo almoço que reuniu jornalistas e influenciadores digitais no lindo restaurante que fica no térreo da mansão, aberto a não hóspedes (apenas sob reserva).
Os escargots são dos Caracóis Invernada: processo único no Brasil – Foto de Bruno Agostini®
Tive a sorte de acompanhar o Douglas neste trabalho, que nos fez visitar muitos e muitos produtores locais, para escolher as melhores e mais raras e exclusivas iguarias, buscando agricultores familiares e pequenos mestres da produção de orgânicos, entre quilombolas que fazem rapadura e melado de maneira ancestral, um criador de escargots único no Brasil, um notável trutário que é vizinho ao hotel, entre muitos outros homens e mulheres da terra – que extraem dela ingredientes verdadeiramente precisos.
Impecável galinha d’Angola com o caldo do assado: técnica francesa, sabor brasileiro – Foto de Bruno Agostini®

 

A rigor, este trabalho de criação de um novo menu, autoral, sazonal e orgânico, teve início ainda no final de 2020, quando a propriedade abriu as portas para os seus primeiros hóspedes, com a cozinha tendo os franceses Roland Villard e David Mansaud como ativos consultores. Vez ou outra eles assumiam as panelas, e deram um longo treinamento para a brigada, que incorporou os rigores técnicos da culinária francesa. Mas, no dia-a-dia, quem dava expediente mesmo era o chef-executivo Douglas Franco, como pude ver quando passei um dia lá, no final de 2021.
A famosa adega tem uma mesa e funciona sob reservas – Foto de Bruno Agostini®
Ele que preparou para mim o almoço e o jantar, que ficaram marcados na memória: comi ali o melhor cassoulet da vida, como escrevi à época num post chamado “Cama e Mesa: Casa Marambaia, em Petrópolis, um hotel fora de série com um restaurante ainda mais”. Para ler, clique aqui neste link. Foi uma estadia espetacular, em termos de hospitalidade e gastronomia – que no fundo se confundem.
O steak tartare com gema confitada – Foto de Bruno Agostini®
Os franceses são catedráticos no assunto, e estão entre os maiores profissionais do país, famosos por serem formadores de jovens talentos, que foram lapidados nas cozinhas e salas de aula em que atuaram, entre os hotéis Sofitel e Copacabana Palace, e Le Cordon Bleu e a Alain Ducasse Formation, quando firmou parceria com o curso de gastronomia da Estácio de Sá. Deixaram um consistente legado ali na Casa Marambaia.
Com essa base sólida bem estabelecida pela equipe, a dupla deixou o trabalho no meio do ano, e Douglas assumiu, oficialmente, a cozinha, sendo responsável desde o café da manhã, onde encontramos um já famoso brioche, ao jantar, por tudo o que é servido ali, incluindo os muitos eventos que acontecem na deslumbrante propriedade, encravada num belo vale cercado de verde e montanhas com belas formações rochosas – e cujos jardins foram projetados por Burle Marx, ninguém menos que ele. É o tal conjunto da obra que torna a Casa Marambaia um lugar único, especial e delicioso.
A deliciosa truta da Quinta das Nascentes, com vegetais orgãnicos: um dos pratos preferidos – Foto de Bruno Agostini®
Como vivi de perto este processo, no qual aprendi muito, não sou capaz de resumir tudo em um único post, e nos próximos dias vou fazer uma série de postagens aqui e nas mídias sociais (segue o @menu_agostini e o @brunoagostinifoto no Instagram para acompanhar) mostrando um pouco deste trabalho, a começar pela apresentação do menu, como um todo. Aos poucos, vou apresentando os pratos que mais me marcaram, e os ingredientes mais especiais que ganharam destaque no menu – que ficou incrível, acertando em cheio a proposta. Um orgulho.
A Casa Marambaia: exclusividade e cozinha de alto nível – Foto de Bruno Agostini®
SERVIÇO
Casa Marambaia: Rua Dr. Agostinho Goulão, 2098, Corrêas, Petrópolis. Tels.: (24) 2236-3650 e 99965-2115. E-mail: reservas@casamarambaia.com.br   casamarambaia.com.br
Instagram: @casamarambaia
O polvo com feijão Santarém, com lulas, camarões e bacon – Foto de Bruno Agostini®
E MAIS
Aos poucos, conforme as matérias forem publicadas neste site, ou mesmo em outros, eu vou colocando os links aqui:
– Local, orgânico e sustentável: conheça o novo menu da Casa Marambaia, que está sendo lançado hoje
– Cozinha em Revista: Conheça o novo menu da Casa Marambaia, criada pelo chef Douglas Franco (dentro da coluna “Cozinha em Revista”, publicada sempre aos sábados)
– Uma cozinha coerente, que prestigia a região onde está ao mesmo tempo em que se conecta com a tendência mais atual que existe na gastronomia*
– Retrato de um Prato: GALINHA D’ANGOLA com arroz caldoso, quiabo grelhado e folhas tostadas (vai ao ar na próxima semana, dentro da coluna “Retrato de um Prato”, publicada sempre às quintas)
– Os produtores artesanais, orgânicos, sustentáveis e únicos que entregam verdadeiras e raras iguarias (data a definir)
– Meu amigo Douglas (data a definir)
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *